Você sabe que tipo de carinho os gatos gostam? Descubra como satisfazê-los

2015-04-10_190211

Gatos tem a fama de não serem os pets mais carinhosos, mas eles gostam sim de serem acariciados -da maneira certa!

Muitos pensam que gato não gosta de receber carinho, porém o pet pode estar só avisando que não quer receber afeto naquela parte do seu corpo. O correto a fazer é parar e respeitar o desejo do animalzinho. Muitos gatos não gostam de receber carinho na barriga, diferentemente dos cachorros, podendo até se estressar com o ato. Isso ocorre porque a barriga é o local de fraqueza do felino e, quando alguém toca nela, eles sentem que precisam se proteger. Outra área para não fazer carinho no bichano é o bigode, pois essa parte do corpo ajuda no equilíbrio e na movimentação do pet. Por causa do bigode, eles conseguem se equilibrar em lugares pequenos e estreitos. Sendo assim, é muito importante que o tutor tenha cuidado e não corte essa parte sensível.

Como fazer carinho em gato
Apesar de a maioria das pessoas pensar que gatos não gostam de carinhos, esses felinos adoram receber carícias. Onde os gatos gostam de carinho mesmo é na parte superior da cabeça, entre as orelhas, e nas costas. Uma das dicas de como fazer carinho em gato é estar sempre com as mãos leves e fazer movimentos suaves. Com isso, você deixará seu bichano relaxado e satisfeito sem incomodá-lo. Outro ponto importante é fazer carinho nas bochechas do bichano, pois é nessa região que acontece a liberação de feromônios. Eles são os responsáveis pela marcação de territórios. Consequentemente, isso faz com que se sintam bem no ambiente em que estão.

Os lugares para fazer carinho em gato são muito importantes para o pet se sentir seguro e não ficar irritado com o que está acontecendo. Por causa disso, o pet pode chegar a morder e arranhar se não se sentir confortável. Entender que o bichano tem seu próprio tempo e ter paciência são os primeiros passos para ganhar confiança e conseguir fazer carinho no gato. Contudo, reservar um espaço da residência para deixar os brinquedos, arranhadores e os potes com água e comida são muito importantes.

Realizar brincadeiras diárias com o pet os estimula positivamente, cedendo a oportunidade de uma aproximação sucinta ao passar do dia a dia. Assim, aos poucos, a confiança do gatinho é ganha.
Consequentemente, ao ganhar a confiança, fazer qual carinho o gato mais gosta se tornará mais fácil para o tutor. Dessa forma, também será mais agradável para o pet, que estará se sentindo confortável e seguro.

De acordo com o estudo publicado na edição do jornal American Medical Association, fazer carinho em gatos pode trazer benefícios para a saúde física. Por consequência, ajudará também na saúde psicológica do tutor e, principalmente, em crianças. Assim, o pet pode ajudar em assuntos como: Combate a alergias; Redução da solidão; Aumento da autoestima; Aumento dos níveis de ocitocina, conhecido como hormônio do amor; Diminuição do estresse; Aumenta o humor.
Portanto, ter um gato em casa é muito mais do que ter um amigo engraçado e inteligente, e as vantagens vão muito além de somente acariciar o bichano, trazendo benefícios para o tutor e família. Fonte: Blog Petz