Você sabe o que leva à traição? Descubra os principais motivos

2015-04-10_190211

Fonte de inspiração de grandes clássicos musicais, filmes e romances, o fantasma da traição vive cercando muitos relacionamentos. Segundo Ana Maria Zampieri, psicóloga especialista em relacionamentos, mais cedo ou mais tarde, cerca de 60% dos casais passam por uma crise que culmina numa “pulada de cerca” de alguma das partes do casal, ou quem sabe, até das duas. Segundo os dados levantados pela psicóloga em cinco anos de pesquisas, feitas com mais de 4500 casais brasileiros, as mulheres estão tão propensas a trair quanto os homens. “Antes se pensava que eles traiam mais que elas. Mas vimos que os números são muito parecidos. A diferença é que ele é menos cuidadoso na hora de esconder a infidelidade”, completa a psicóloga.

Além disso, Ana Maria aponta: enquanto os homens tendem a trair ao longo da vida, as mulheres estão mais propensas a se render aos amantes a partir dos 40 anos, quando os filhos já estão crescidos. As mulheres e homens possuem maneiras diferentes de levar um relacionamento amoroso. E quando o assunto é traição, a ideia é a mesma. “Os homens são incentivados desde sempre a terem diversas parceiras sexuais, a ser o conquistador e a buscar aventuras fora da vida conjugal. Aos olhos da sociedade, isso até parece normal”, defende Vanessa. “Enquanto isso, as mulheres que traem são condenadas, principalmente se são mães. A sociedade vê as mulheres infiéis como um atentado à moral e à família”, concorda Ana Maria. Relacionamentos longos podem passar por maus momentos e sem dúvida, nessas horas, a grama do vizinho parece ser sempre mais verde e a vida em outros braços mais emocionante.

“Não dá pra dizer que não há fidelidade em relacionamentos longos, mas é difícil acreditar que existam pessoas totalmente fiéis a vida toda”, defende Vanessa de Oliveira, ex-prostituta e autora do livro Ele te traiu? Problema dele – Como superar a traição ontem mesmo. Nas pesquisas de Ana Maria, muitos dos infiéis diziam buscar aventuras extraconjugais devido à monotonia, que marcava a relação em que estavam.
“Os casais, com o passar dos anos, deixam de investir no erotismo, deixam de procurar formas de sair da rotina, até mesmo de conversar sobre assuntos variados. E isso abre porta para que o relacionamento balance”, diz Ana Maria. Nesse momento, as pessoas se sentem mais dispostas a procurar outras formas de prazer.

Mas, Vanessa – que se diz pivô de inúmeras traições – prefere afirmar que a maioria dos casos extraconjugais é motivada pela curiosidade, pela vontade de variar os parceiros sexuais ou ainda, até para se autoafirmar e se sentir sexy e sedutor. “As causas variam, são diferentes em cada relacionamento. Os curiosos precisam saber como é o sexo fora do casamento, como é se divertir ao lado de outras pessoas. Já os que buscam se autoafirmar procuram casos extraconjugais para saber se ainda são desejados”, explica. Ainda assim, não é possível apontar os culpados pela traição.  “Quem trai é culpado pelo ato em si, mas as razões que o levaram a chegar neste ponto podem envolver muita coisa. As vezes a esposa não dá atenção necessária para o marido, o namorado deixa de satisfazer a namorada, outros por não se sentirem desejados e assim por diante. ”, diz Ana Maria. “Clima da relação favorece”, completa.

Quais as principais características que levam a traição

Ter um caso geralmente é sinal de que as coisas não estão certas com o relacionamento. Sem as habilidades necessárias para curar os problemas, um parceiro pode se envolver em um caso como uma forma inadequada de tentar satisfazer suas necessidades – seja por intimidade, por se sentir valorizado, por ter mais sexo, e assim por diante”, escreve Gery Karantzas, professor de psicologia social e ciência dos relacionamentos na Universidade Deakin, na Austrália. No artigo que escreveu para o site The Conversation, ele lista dados interessantes sobre a traição em relacionamentos amorosos. Separamos alguns:
– Características pessoais podem predizer a probabilidade de alguém trair. Estudos indicam que pessoas com mais características neuróticas e narcisistas, bem como aquelas desprovidas de traços como a afabilidade e a honestidade, são mais propensas a isso;
– Ainda relacionado ao narcisismo, o compromisso das pessoas com a satisfação de seus parceiros também é um fator importante – e, como seria de se esperar, os menos comprometidos são mais propensos a trair;
– O histórico da pessoa também conta muito: pesquisas recentes indicam que um dos melhores fatores para se predizer uma traição é já ter traído antes. Pulou a cerca uma vez, é muito provável que faça de novo;
– Mas é claro que, como Karantzas já havia indicado, a traição também tem muito a ver com o estado em que se encontra o relacionamento. Uma pesquisa com 5.000 pessoas no Reino Unido descobriu que as cinco principais causas para as mulheres traírem estão relacionadas à falta de intimidade emocional (84%), falta de comunicação (75%), cansaço (32%), traumas ligados a sexo ou abuso (26%) e falta de interesse no sexo com o parceiro atual (23%). Para os homens, os motivos foram a falta de comunicação (68%), estresse (63%), disfunção sexual com o parceiro atual (44%), falta de intimidade emocional (38%) e fadiga ou cansaço crônico (31% ). Em um primeiro momento, talvez o cansaço pareça o fator mais estranho na lista. Mas Karantzas explica: “As pessoas precisam investir tempo e energia em seus relacionamentos. Sentir cansaço crônico ao longo de muitos anos significa que a capacidade de fazer o esforço necessário para manter um relacionamento também está comprometida”. Vale dizer que todas essas coisas podem facilitar a ocorrência de uma traição, mas obviamente não determinam que ela vá acontecer. O autor afirma que, se algum desses fatores de risco estiver rondando o relacionamento (ou se a traição já aconteceu), pode ser uma boa procurar ajuda.

Relembre os casos de traições bombásticas no mundo dos famosos

Celebridades são “gente como a gente” e também estão sujeitas a relacionamentos infelizes e cheios de polêmicas e escândalos – fator que, com certeza, não faltou em nenhum desses relacionamentos. Listamos 50 casos memoráveis de famosos que foram pegos “pulando a cerca” em seus relacionamentos ou que foram vítimas de traições.

O próprio ator Bruno Gagliasso confirmou em público que havia traído Giovanna Ewbank com a modelo Carol Francischini. Após o incidente o casal se separou, mas, tempos depois reatou o relacionamento. Final feliz.

O ator Hugh Grant foi flagrado, em 1995, com uma famosa prostituta de Hollywood, Divine Brown. Entretanto, seu relacionamento com a atriz Elizabeth Hurley só chegou ao fim nos anos 2000.

O caso do ator Ben Affleck com a babá chocou a mídia quando foi noticiado, e, em pouco tempo, ele e Jennifer Garner se separaram de forma turbulenta. A atriz confirmou que os boatos envolvendo o ex-marido e a babá eram verdadeiros.

Poucos meses após a lua de mel do casal, Thais Fersoza terminou o casamento com Joaquim Lopes após uma suposta traição com a atriz Paolla Oliveira. Depois da separação ele e a atriz começaram a namorar oficialmente.

Mayra Cardi expõe traições de Arthur Aguiar: “Me sentia largada, humilhada e feia”

A instagramer e coach de emagrecimento e lifestyle fitness, Mayra Cardi, publicou um vídeo de desabafo contando sobre sua relação com o ex-marido Arthur Aguiar, que é ator e cantor. Mayra revela traições e seu sofrimento diante do relacionamento abusivo em que considera ter vivido durante seu casamento. “Eu vivi num relacionamento abusivo e manipulador onde era extremamente traída durante muitos anos. E sobre isso que vim falar da maneira mais dura, direta e mais sincera possível”, explicou no vídeo de mais de 10 minutos, publicado em seu Instagram.

Mayra relatou a confiança que teve ao se entregar emocionalmente e financeiramente ao ator. “Coloquei ele à frente das minhas empresas, meus negócios, para ele se sentir mais útil. Porque quando eu o conheci ele tinha falido, investido tudo na música e não deu certo”. “Fiz de tudo para que ele se sentisse mais forte, mais homem, e não se sentisse humilhado”, lembrou.Segundo Mayra, as traições começaram após o nascimento da filha do casal, Sophia. “É muito duro quando você é traída, você se sente largada, humilhada e feia”, disse, complementando que a situação a fez entrar em uma forte depressão pós-parto.

“Sinto muito por todas as famílias que ele destruiu, além da minha”, lamentou ao relatar que chegou a receber ligações dos maridos das mulheres com quem Arthur teve casos. Nesse momento, a coach diz ter percebido que precisava fazer alguma coisa e terminou o relacionamento, mesmo com Arthur prometendo que iria mudar. “Eu me deixei ser manipulada, me deixei ser enganada. É difícil você amar alguém que te trata que nem um lixo”, opinou. Mayra disse ainda que decidiu expor a verdade para não ser mais manipulada e não voltar jamais seu relacionamento com Arthur que, segundo ela, não a permitia ser quem ela realmente é.