Você conhece os benefício do óleo de abacate? saiba como fazer

2015-04-10_190211

Certamente você já ouviu falar dos muitos benefícios do abacate, um dos melhores alimentos do planeta. Ele contém gorduras naturas boas e pouco açúcar, aumentando a saciedade, a nutrição e fornecendo mais energia. Agora, é hora de conhecer um pouco mais sobre o óleo do abacate, uma opção igualmente incrível para a sua saúde!

Ele é extraído da polpa da fruta, transformando-se em um óleo comestível rico em ácidos graxos, ácido oleico e outras gorduras saudáveis. Vamos dar uma boa olhada nesse óleo especial!

O óleo de abacate é uma opção saudável para o preparo dos alimentos e é considerado um dos melhores óleos para a saúde, podendo ser utilizado em temperatura ambiente para tempero de molhos, pastas e saladas.

Além do emprego culinário, pode ser utilizado em cuidados de beleza da pele e do cabelo e em tratamentos terapêuticos ou medicinais do corpo, tanto topicamente como para uso interno.

Benefícios do óleo de abacate

Melhora os níveis de colesterol e a saúde do coração.

Reduz a pressão arterial

Melhora a sua pele

É bom para cozinhar

Ajuda na absorção dos nutrientes

Atenua dores articulares

Outras propriedades e benefícios do óleo de abacate são:

Devido aos minerais, vitaminas e ácidos graxos monoinsaturados que contém o óleo de abacate, ele melhora o funcionamento do aparelho digestivo, evitando o acúmulo de gases estomacais.
O óleo de abacate tem ação antioxidante, graças à vitamina E presente em sua composição. Por isso, ele reduz as rugas, tonifica a pele, e é também um aliado no tratamento de acne, dermatite, queimaduras e inflamação na pele, ajudando também na cicatrização, por isso, é indicado no pós-cirúrgico para evitar cicatrizes e queloides.
Graças às suas propriedades antioxidantes, o óleo de abacate protege o corpo da ação dos radicais livres, que causam danos às células e aumentam o risco do aparecimento do câncer.
Esse óleo contém luteína, carotenoide que previne doenças nos olhos como: catarata e degeneração macular.
Por conta de conter beta-sitosterol, o óleo de abacate impede a absorção o LDL (colesterol ruim) no intestino, também tem a função de controlar o o cortisol (hormônio do estresse) e, além de tudo isso, evita a diabetes e o aumento de peso.
A gordura monoinsaturada do óleo de abacate reduz o risco de doenças cardíacas e coronárias.
Como fazer o óleo de abacate em casa
Aprenda neste vídeo do canal Meu Cabelo Crespo Afro Tipo 4C, como fazer óleo de abacate 100% caseiro, puro e natural. Anote os ingredientes e veja o passo a passo no vídeo.

Ingredientes
3 abacates maduros

1 forma

1 tecido para espremer o óleo, por exemplo um pano de algodão

Preparo
Amasse com um garfo as polpas dos abacates.

Espalhe a massa das polpas amassadas sobre a forma.
Leve ao Sol forte e deixe, por aproximadamente 3 a 5 dias, até que a massa das polpas dos abacates seque, ficando com a coloração escura.

Mexa com o garfo esta massa, pelo menos uma vez ao dia, para que vá ficando desidratada (sem água) de forma uniforme.

Coloque pequenas quantidades da massa já seca acondicionada em um pano e esprema para extrair o óleo, apertando bem.

Por fim, coloque o óleo de abacate em um recipiente com tampa e como não tem conservante, conserve na geladeira.