Viticultura brasileira será tema de publicação internacional editada na França

2015-04-10_190211

Uma das definições da reunião anual do Conselho de Orientação da Chaire Unesco “Culture et traditions du vins” (Cátedra Unesco “Cultura e Tradições do Vinho”), que aconteceu no mês de março na Universidade de Borgonha, em Dijon, na França, foi o lançamento da edição número nove da revista eletrônica Territoires du vin, no segundo semestre deste ano, dedicada exclusivamente à vitivinicultura brasileira.
O encontro contou com a participação do pesquisador Jorge Tonietto, da Embrapa Uva e Vinho, que atua desde 2013 como membro internacional do referido Conselho, o qual reúne representantes de instituições francesas e internacionais do mundo vitivinícola.
A Revista, lançada em 2009, é publicada sob a direção de Serge Volikov, da Maison des Sciences de l’Homme de Dijon e pela Chaire Unesco “Culture et traditions du vin”, presidida pela professora Jocelyne Pérard, da Universidade da Borgonha, com o apoio da Agência Universitária de Francofonia (AUF). Depois da Espanha e da Itália, o Brasil é o terceiro país a ter um número dedicado à sua vitivinicultura.

Revista
Tonietto, juntamente com a professora Ivanira Falcade, da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e de Rosa Medeiros, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estão coordenando a compilação da revista. “Serão dezoito artigos elaborados por diversos autores de instituições nacionais e estarão agrupados em cinco capítulos, com foco nos territórios vitivinícolas brasileiros, apresentando a originalidade, a diversidade e a qualidade da produção das uvas e vinhos no Brasil. Sem dúvida será um marco internacional para evidenciar o patrimônio cultural, a ciência, a tecnologia e a inovação vitivinícola do país”, pontua Tonietto. A publicação estará disponível a partir de setembro deste ano, numa edição bilígue – francês e português.
A edição desta revista será mais um dos resultados positivos obtidos com a participação da Embrapa e outros parceiros brasileiros na Cátedra Unesco “Cultura e Tradições do Vinho”, que é formada por uma rede internacional de instituições dos cinco continentes.
A rede, única no mundo nesta especialidade chancelada pela Unesco, trabalha para a difusão da educação, da pesquisa e para a salvaguarda do patrimônio cultural da vitivinicultura mundial. “Desde o início da Cátedra, em 2007, a Embrapa participa nos seus diferentes programas, que têm como mote ‘difundir os saberes vitivinícolas através do mundo’. É uma cooperação leve, fluída, sem burocracias e que traz resultados práticos”, avalia Tonietto.
Nesta cooperação,Cátedra tem sido parceira na realização de eventos técnico-científicos, como é o caso do Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais promovido pela Embrapa, como também no intercâmbio de pesquisadores, formação de estudantes, valorização e preservação do patrimônio cultural representado pela vitivinicultura.