Viticultores criticam prefeitura e consertam estradas para escoar a safra da uva

2015-04-10_190211

Trechos esburacados e serviços considerados de má qualidade revoltam agricultores de distritos

Um vídeo com mais de seis mil visualizações no Facebook mostra agricultores indignados fazendo reparos numa estrada no Vale Aurora, em Faria Lemos. Uma voz ao fundo diz “os próprios agricultores têm que arrumar as estradas por causa das condições precárias que elas se encontram (…)”. Nas imagens, três produtores rurais (Cleber, Laercio e Maikon Reginatto) dirigem a patrola e fazem os serviços de manutenção na via de chão batido. Segundo Rudi Locatelli, que estava presente na ação, o trabalho durou toda a manhã de domingo (14). “A estrada está assim desde metade do ano passado. O pessoal do Vale Aurora já fez até protestos, mas de nada adiantou”, relata.

Revolta
Pai de Laércio, o agricultor Nelson Reginatto, de 63 anos, que sempre trabalhou no campo, julga esta como a pior administração que o município já teve. “Se existe uma prefeitura pior que esta de Bento em todo o Brasil eu quero conhecer. Não estão arrumando nada. Antes de se eleger, o prefeito Pasin abraçou todo mundo. No evento de abertura da Vindima, ele discursou que todas as máquinas estavam prontas, mas fora dali o subprefeito afirma outra coisa”, diz.
Reginatto revolta-se ao contar que na última sexta-feira (12), entrou em contato com o subprefeito do distrito, solicitando meia carga de brita para colocar na estrada, e evitar que no caso de chuva o local fique intransitável. “Ele me prometeu que daria um jeito, mas nada foi feito e no sábado tinha que sair para fazer feira”, lamenta o produtor, que estima colher 100 toneladas de uva neste ano. “Imagina uma safra que nem a deste ano, com uma uva bonita e esta estrada toda arrebentada. A sorte é que o tempo está bom”, acrescenta.
O problema, de acordo com Reginatto, não é apenas na vindima, mas também durante todo o ano, porque além da uva, ele produz tomate e outras verduras, que comercializa semanalmente em feiras.
O filho dele, Laércio, reafirma que as estradas estão em péssimas condições de trafegabilidade. Há dois anos, segundo ele, um dos caminhões que escova as uvas estragou e foram perdidos quatro pneus. Em outra situação, neste ano, o veículo “patinou” e ele precisou utilizar uma retroescavadeira para retirá-lo dali. “No Vale Aurora é coisa do outro mundo, está muito ruim. Tivemos que fazer o serviço porque todos os caminhões não possuem câmara fria e se estraga um pneu, o conserto custa R$1 mil. A patrola da subprefeitura de Faria Lemos está há mais de um ano quebrada. Eles pegam emprestadas as dos outros distritos e dão uma tapada por cima. Solicitamos britas e não tinha. Praticamente isso se repete todos os anos. Para escoar a produção de dentro de um caminhão, a sensação que se tem é igual a andar a cavalo”, comenta.
O grupo gastou cerca de R$600 em material para arrumar alguns pontos da via, que liga o Vale Aurora (Faria Lemos) a Bento Gonçalves. Na segunda-feira (15), Laércio entrou em contato com a Redação da Gazeta, depois da divulgação do v idídeo informando que, para sua surpresa, grande parte da estrada havia sido patrolada e recebido britagem, na segunda-feira ( 15). “Mas esta parte que nós mesmo arrumamos não foi nem tocada”.

Problema
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cedenir Postal, lamenta a situação. “Passei pelo Vale Aurora no início do ano, subindo até a Linha Eulália, e vi como está. Foi colocado terra, mas não brita. Quem passou depois da chuva, disse que estava intransitável. Além dali, na Linha Ferri, tem trechos que a prefeitura arrumou, alguns que não. Na Linha Natividade, também recebemos queixas de trechos ruins. Não adianta arrumar em cima da safra, tem que ser antes”, afirma.
Postal define o agricultor como não exigente. “O agricultor praticamente precisa é de estradas boas. Ele pede, no mínimo, estradas boas. Se fizermos uma média dos últimos anos, a maioria dos meses é de estradas ruins”, avalia. O presidente do sindicato ainda compara Bento Gonçalves com os demais municípios vizinhos. “Bento está atrasada em relação aos municípios da nossa região. Não tem nada em relação à asfaltamento. Nenhum plano. Todos municípios ao redor têm algum plano de asfaltamento, Garibaldi, Farroupilha, Caxias do Sul, etc.”, critica.

Tuiuty
Cris Mena, moradora da Linha Ferri, em Tuiuty, enviou fotos à reportagem de algumas estradas que são caminho para o escoamento. Uma delas, em São Valentin, também foi melhorada pelos agricultores. “Colocamos pedras para tapar os buracos, se não os caminhões não passam. É uma vergonha”.

São Pedro
O produtor agrícola Marciano Dall’Onder destaca que as estradas de São Pedro estão em boas condições, mas ressalta que os moradores ajudam a mantê-las. “Aqui, está 100%, tudo em dia. Mas nós conservamos as estradas. Não esperamos apenas pela prefeitura”, relata. Para ele, o escoamento das 300 toneladas de uva que prevê colher na safra deste ano em sua propriedade, localizada na sede do distrito, será feita sem problemas. “Neste ano está tudo certo, mas é relativo. Em alguns anos as estradas estão melhores, em outros, piores. Depende de nós”, afirma.

Contradições
Em uma reportagem divulgada pela assessoria da prefeitura no dia 11 de janeiro, o executivo aclama um serviço de patrolamento e britagem no trecho entre as Linhas 6 e 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos. “Também foram realizadas saibragem, colocação de terra, motonivelamento e abertura de valetas na Linha 15”, diz a nota. No entanto, a própria prefeitura afirma que, antes da safra, o local não recebia melhorias.
Segundo o depoimento de uma moradora do Vale dos Vinhedos “o local estava de difícil acesso e a vegetação densa. Nós sofríamos com os alagamentos quando chovia. Agora, com o trabalho feito nesta manhã, ficou muito boa nossa região”, destacou a entrevistada.