Vire a página, mulher – 4 Vamos meter a colher? Como ajudar uma vítima de violência doméstica?

2015-04-10_190211

Muito provavelmente você já se viu dentro de um relacionamento abusivo ou conhece alguém que foi vítima desse tipo de violência. Mas afinal, como ajudar essa mulher que é vítima de um relacionamento tóxico?
Abordar esse assunto e saber o que dizer quando alguém lhe conta que está sofrendo abuso, pode ser bem difícil. Na maioria das vezes o que essa mulher está precisando é simplesmente ser ouvida para quebrar o silêncio sobre sua situação.
Uma mulher quando conta para alguém o que já passou, ela permite se ouvir e faz com que ela própria perceba que aceitou coisas inaceitáveis. A palavra certa para essa situação é empatia, ser compreensivo para ajudar essa mulher a tomar suas próprias decisões em seu próprio tempo.
É importante deixar claro para a vítima que ela não está sozinha, para fortalecer sua decisão de dar fim ao relacionamento violento. Tente não ser crítico, ou dar opiniões fortes sobre o relacionamento ou o parceiro, essas respostas tendem a encerrar as conversas.
Entenda: não existe mulher que gosta de sofrer ou apanhar, o que existe é mulher humilhada demais pra denunciar, fragilizada pra reagir, com medo, vergonha e fraca demais para ir embora. É muito difícil enxergar quando o assunto é relacionamento abusivo quando se está nele. É mais fácil acreditar que a pessoa vai mudar, que é amor, que possui outras virtudes, que é honesto e trabalhador, a vítima fica cega e tudo é muito difícil de aceitar.
As pessoas que estão de fora são as que enxergam melhor. Mas, infelizmente ainda é comum que as mulheres não sejam levadas a sério ou até culpadas pela situação – além de serem questionadas: “Por que você simplesmente não sai de casa?” ou “O que você fez para ele agir assim com você?
Como advogadas ouvimos muitas histórias, somos combativas e sim nos envolvemos. Mas a grande lição que aprendemos, nesse campo de batalha do judiciário, é que essas mulheres mais precisam é serem fortalecidas. Sempre orientamos as mulheres em situação de violência doméstica a buscar um profissional especializado na área de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade. O acompanhamento interdisciplinar, com encaminhamento aos órgãos públicos e instituições privadas de proteção à mulher em violência doméstica, facilitará a mulher a sair do ciclo da violência.
Precisamos nos unir, por que vivemos ainda em um universo machista e nem as próprias mulheres são empáticas ao julgar outra mulher. Não desista!
Se identifica conosco?
Segue lá no Instagram – @vanessa.advocacia, e mande seu depoimento. No próximo capítulo vamos trazer histórias reais.