Vinícolas brasileiras participam da ProWine China pelo segundo ano consecutivo

2015-04-10_190211

Iniciativa contará com a presença de seis empresas verde-amarelas no estande coletivo  do Wines of Brasil

Seis vinícolas integrantes do projeto setorial Wines of Brasil estão no continente asiático para participar da ProWine China, que ocorre de terça (14) a quinta-feira (16), em Shangai. A projeção é de ampliar o mercado para os vinhos brasileiros num dos países que mais cresce em consumo, inserir a categoria dos sucos de uva 100%, além de se posicionar estrategicamente em um dos países-alvos da iniciativa desenvolvida pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Estarão no estande coletivo as vinícolas Aurora, Miolo Wine Group, Mioranza, Peterlongo, Salton e Vinhos Canção.

Segundo estimativas do Wines of Brasil, a presença na ProWine China deve resultar em US$ 500 mil em vendas. O desempenho deve superar a performance comercial da primeira participação na feira, em novembro de 2016, quando as empresas brasileiras estimaram US$ 410 mil em vendas nos 12 meses seguintes. Entre novembro de 2016 e setembro deste ano já foram comercializados US$ 403 mil em produtos vinícolas nacionais, com 128,5 mil litros exportados. De janeiro a setembro deste ano, as exportações brasileiras cresceram 132% em volume e 38% em valor, se comparado ao mesmo período de 2016, quando foram vendidos 43,5 litros, atingindo US$ 230,8 mil em negócios.
“Estamos buscando prospectar distribuição no mercado chinês, agregar valor aos rótulos brasileiros, em especial aos espumantes, e buscando uma nova entrada com a categoria do suco de uva 100%. Quatro vinícolas estarão presentes com empresários do Brasil e duas através de importadores. Para 2018, esperamos crescer 30% em valor nossas exportações para o país”, assinala o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini.

Além da presença na ProWine China, o Wines of Brasil articulou reuniões estratégicas em Shangai. A agenda, desenvolvida com o apoio dos Escritórios da Apex-Brasil (EAs) na China e dos Setores de Promoção Comercial do Brasil no Exterior (Secom), iniciou nesta segunda-feira (13), no consulado do Brasil em Shangai, com troca de informações e preparação da equipe brasileira e dinâmica do mercado chinês. Na sexta-feira (17), as vinícolas integrantes do projeto visitarão supermercados, restaurantes e redes para entendimento de negócios, além de prospectarem espaços para venda dos sucos de uva 100%.

Sobre o Wines of Brasil
Criado em 2002, o Wines of Brasil (WoB) é uma iniciativa de promoção comercial dos vinhos, espumantes e suco de uva brasileiro no mercado externo, desenvolvido entre o Ibravin e a Apex-Brasil. O projeto conta atualmente com a participação de 40 vinícolas e tem como mercados-alvo os Estados Unidos, Reino Unido e China.
Nos últimos anos, cerca de 95% das empresas que aderiram ao WoB conseguiram dar continuidade em suas exportações, devido ao suporte e aos programas de capacitação oferecidos, entre outras ações. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.winesofbrasil.com e www.ibravin.org.br.