Vinícola Aurora inaugura a fábrica mais moderna, sustentável e automatizada do setor no Brasil

2015-04-10_190211

Instalado no Vale dos Vinhedos, novo empreendimento é o único na indústria vitivinícola do país com certificado LEEaD versão 4 e vai concentrar produção e expedição de suco de uva e vinho de mesa

 

No dia 1º de maio, a Vinícola Aurora inaugura uma nova unidade industrial, modelo em automatização e sustentabilidade, que garantirá as bases de crescimento contínuo da maior vinícola do Brasil pelas próximas décadas. Instalada no Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves – RS), a cerca de 3 quilômetros de sua matriz, a nova fábrica vai absorver a produ&cc edil;ão de suco de uva integral (segmento no qual a empresa é líder absoluta no mercado interno) e dos vinhos de mesa, deixando a matriz exclusivamente para a elaboração e envase dos vinhos e espumantes finos.
“A Aurora precisava dessa base para dar suporte ao seu crescimento. Como líder no setor, nossa empresa tem esse compromisso, com o mercado e com as 1.100 famílias associadas da Cooperativa, de crescer sempre mais e com bases sustentáveis”, afirma Itacir Pedro Pozza, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora. “Conseguimos alcançar níveis importantes de crescimento nos últimos anos, em detrimento da crise econômica do Brasil, e necessitávamos de uma estrutura à altura do que precisamos continuar crescendo, pelas próximas décadas”, avalia Hermínio Ficagna, diretor superintendente da Vinícola Aurora.
Em uma área total de 24.392 metros quadrados, a nova fábrica inicia com capacidade de produção de até 10 mil garrafas (referência 1 litro) por hora, nesses primeiros meses de funcionamento, prevendo chegar a 30 mil garrafas/hora até o próximo ano. Há previsão de implementar uma nova linha de envase para mais 10 mil garrafas/hora até o final de 2021. Com essa projeção realizada, a nova planta terá a capacidade produtiva ampliada para 40.000 litros/hora.
Com essa projeção concretizada, em dois anos a nova planta terá a capacidade produtiva de envase ampliada para 40.000 litros/h. Se implementados dois turnos de trabalho, vai processar o dobro do que a vinícola produziu de suco de uva em 2018.
É uma fábrica sustentável, a única do setor no Brasil com Certificação LEED versão 4, além da ISO 9001 e FSSC 22000. A mais moderna, automatizada e sustentável fábrica do setor vitivinícola brasileiro tem telhado com sistema skylux que reflete iluminação natural para os ambientes, de forma que as luminárias são acionadas apenas por programação, quando necessário. Tem sistema de automação também para controle e renovação do ar, além de engarrafamento totalmente enclausurado para evitar contaminações e linhas de engarrafamentos automatizadas com supervisores de linha e robótica. Conta também com sistema CIP de limpeza de todas as tubulações.
A fábrica possui dois processos robotizados: o de recebimento da uva, que utiliza dois robôs fabricados na Alemanha com capacidade para movimentação de 1000kg, e o processo de expedição, que utiliza quatro robôs produzidos no Japão, com capacidade para paletizar 22 caixas por hora.

 

Itacir Pedro Pozza, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora

 

Lançamento da pedra fundamental da nova unidade fabril