Vinhos biodinâmicos ganham espaço no mercado

Monte Belo 2015-04-10_190211

Prática consiste em trabalhar o calendário dos astros, garantindo equilíbrio energético e biológico na produção

O vinho biodinâmico se destaca no universo das bebidas. A importância, com diferencial na garrafa começa a partir do manejo das videiras e da produção da uva. O método evita o uso de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos utilizando compostos naturais.
Por conta disso e por ser pouco ortodoxa, a agricultura biodinâmica – originada em 1924 com uma série de palestras ministradas pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner – ficou muito tempo às sombras. No entanto, pesquisas e resultados concretos têm garantido destaque a essa cultura.
“Os vinhos produzidos de maneira biodinâmica vão além do simples orgânico e são elaborados de forma ampla, respeitando os ritmos da natureza e trabalhando para restaurar a energia e o equilíbrio do ecossistema”, explica o enólogo de uma vinícola da Serra Gaúcha, Maciel Ampese, que está aos poucos implantando esse sistema. Essa maneira de trabalhar a terra e a videira, garante a expressão máxima da uva e do vinho.
Segundo Ampese, um bom vinho biodinâmico tem mais complexidade, maior índice de polifenóis e sabores mais intensos e persistentes. É uma bebida que expressa a característica do local e da uva escolhida.
Na Europa, essa cultura é bem difundida, principalmente em países como França, Itália e Alemanha. Na América, a prática existe, mas ainda é tímida. No Brasil, ainda é muito recente e tem poucos seguidores, que estão crescendo pouco a pouco.
Na Serra Gaúcha uma vinícola já conseguiu empregar algumas mudanças: os fertilizantes químicos foram substituídos por compostos orgânicos, os herbicidas deram lugar a uma cobertura vegetal da terra em torno da videira e o uso de fungicida foi diminuído consideravelmente. Isso garante menor impacto químico na natureza, na saúde de quem trabalha nos vinhedos e nos vinhos produzidos.
“Já podemos observar maior vitalidade no vinhedo, mais vida no ecossistema, uvas com mais sabor e profundidade. Ainda faltam muitos passos, muito trabalho e paciência, mas estamos entusiasmados com os resultados” comemora o enólogo.

Vinho biodinâmico, orgânico ou natural?
Veja abaixo a diferença entre três formas de produção de vinhos:
Orgânico: Trabalha o desenvolvimento da flora e da fauna para manter o equilíbrio do local usando compostos não sintéticos. Tem uma legislação específica e uma série de produtos autorizados para utilização.
Biodinâmico: Segue a premissa dos vinhos orgânicos, mas incorpora questões mais amplas como o cuidado com o calendário dos astros, garantindo um equilíbrio energético e biológico na produção.
Natural: Tem como conceito a elaboração do vinho com a mínima intervenção do homem e o mínimo uso de compostos.
A principal diferença é que a bebida fermenta naturalmente, sem utilização de leveduras externas. Não há legislação que contemple esse tipo de produção.