Vigilância Ambiental promete blitz em terrenos com mato e lixo na área urbana de Bento Gonçalves

2015-04-10_190211

No verão é comum ações para combate contra o mosquito Aedes Aegypti, e os vírus que este parasita pode trazer a população. Mas a preocupação vai muito além do que o mosquito, que já não seria pouca coisa, mas o descaso com o cuidado de terrenos baldios no município tem preocupado a Vigilância Ambiental, que tem recebido inúmeras denúncias de risco de contaminação de doenças devido aos maus cuidados com esses terrenos, que são, praticamente, um depósito de lixo para parte da população.
E quem paga este preço é a própria população em vários aspectos, um deles é a fácil contaminação de doenças e vírus que podem ter naquele local, nas últimas semanas a Vigilância Ambiental encontrou focos do mosquito da dengue no centro de Bento Gonçalves e seus arredores, sendo um risco para as pessoas que residem nestes locais, e outras que se dirigem aos seus trabalhos e funções. Outro ponto a se destacar é a poluição visual que este problema causa, Bento Gonçalves é uma das cidades mais turísticas do estado, e recebendo turistas com este cenário pode danificar a imagem da cidade, afinal quem gostaria de visitar uma cidade que deixa lixo solto a céu aberto?

Poluição em área central
Em pleno centro de Bento Gonçalves foi flagrado lixo a céu aberto, sem o menor constrangimento de quem poluiu o local. Ao redor temos prédios, moradias, restaurantes, comércios, dentre outros. Outro problema encontrado é a desvalorização dos imóveis ao redor em decorrência do lixo e da poluição que existem nesses locais.

Pelos bairros
Nos bairros a situação é ainda mais alarmante, material colhido pela Vigilância Ambiental mostra cadeiras, telhas, potes, roupas, restos de móveis e até guidom de motocicleta espalhados pelos terrenos. Um convite quase VIP para parasitas, ratos e outros animais transmissores de doenças. Além do mau cheiro e da presença de pessoas que fazem uso indevido do local.

Mais problemas
Outro problema ocasionado pela presença desses detritos nos terrenos abandonados ocorre nas épocas de chuva, quando a enxurrada pode carregá-los, contribuindo com o entupimento de bueiros e canais de escoamento de água e provocando alagamentos na região.

Responsabilidade
A responsabilidade pela conservação desses terrenos é exclusiva de seus proprietários que devem se conscientizar da importância em mantê-los sempre limpos. Quando eles não exercem seus deveres, os órgãos responsáveis devem fazer a atuação encima do problema.

Fiscalização
Cabe também aos vizinhos e pessoas interessadas observar qualquer irregularidade em terrenos baldios próximos de suas casas ou ambiente de trabalho e notificar em primeiro lugar o próprio proprietário e na recusa ou na impossibilidade de localizá-lo comunicar aos órgãos públicos responsáveis.

Atuação de órgãos públicos
A Vigilância Ambiental e a Secretaria de Meio Ambiente recebem as denúncias e fazem a separação do que cada área tem de tratar. “Inicialmente os ficais vão até o local, buscam identificar o responsável pela área e o notificam a recolher todo o lixo, se já tiver água parada, essa água é eliminada no ato, virando e perfurando os recipientes. Se o responsável não recolher no tempo solicitado ou se recusar, ele é autuado e acionamos o Meio Ambiente para ação conjunta, relativa ao recolhimento”. Destaca Rafael Vieira, coordenador da Vigilância Ambiental de Bento Gonçalves.

Punição
Existem uma série de infrações na lei, cada uma podendo ser autuada de maneira diferente de acordo com a gravidade da situação e o acúmulo de resíduos que podem abrigar vetores é uma delas. A aplicação de multa por infração sanitária pode varias de R$ 2 mil até R$ 1,5 milhão para a pessoal que cometeu a infração.