Vice-Presidente Mourão confirma presença na ExpoBento e Fenavinho na sexta, 14 de junho

2015-04-10_190211
A corte da Fenavinho visitou a redação da Gazeta para divulgar a festa

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços – CIC, que promove todos os anos a ExpoBento, trará em 2019 a importante missão de retomar a Festa Nacional do Vinho que voltará após oito anos desde a sua última edição.

Convite ao Presidente
Na última semana a comitiva de Bento Gonçalves formada por organizadores do evento, Diego Bertolini, diretor do Comitê da Fenavinho e as Soberanas da festa estiveram em Brasília para convidar o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, para que ele visite o município e prestigie a abertura da Fenavinho e ExpoBento no dia 13 de junho. O Presidente ainda não confirmou se poderá comparecer, mas o Vice presidente Hamilton Mourão confirmou sua presença nos eventos.

Corte da Fenavinho
A Corte da Fenavinho é formada pela Imperatriz do Vinho Bárbara Bortolini (representante da Rota Caminhos de Pedra) e Damas de Honra Ana Paula Pastorello (representante do Bento Convention Bureau) e Sandi Marina Corso (representante da Associação Vale do Rio das Antas)., que trabalharão durante dois anos na divulgação da Festa, trazem consigo muito orgulho em fazer parte deste momento histórico de resgate da Fenavinho.
A Imperatriz e Damas de Honra representam a comunidade como um todo e carregam muita admiração e confiança da população. Ao longo do ano de 2019 e 2020 a Imperatriz e Damas de Honra participarão de eventos de divulgação da Festa que proporciona uma vivência da cultura italiana e da história dos antepassados imigrantes.
De acordo com Diego Bertolini, diretor do Comitê Fenavinho a Corte é fundamental para a consolidação da retomada da festa, pois carrega uma enorme representatividade e simbologia. As soberanas representam muito além do caráter de festividade do evento, mas sim são agentes que ajudarão a impulsionar o potencial turístico da cidade e do setor vitivinícola.

Próximas Edições
Neste momento o CIC pretende nesta fase de retorno fortificar a Fenavinho, por isso nos anos 2019 e 2020 ocorrerá juntamente com a ExpoBento, que é uma Feira muito consolidada na região há quase 30 anos.
A partir de 2022 a festa acontecerá em data diversa a ExpoBento, sendo retomada o caráter de festa única e será realizada a cada dois anos.

Vila Típica
A Fenavinho terá a Vila Típica, que será um espaço que proporcionará aos visitantes da festa a vivência em espaços que revivam a cultura italiana, com arquitetura colonial típica, artesanato, hábitos, costumes, vinho, gastronomia teatro, dança, música e muita alegria, característica principal de todos que farão parte desta importante festa.

Gastronomia na Fenavinho
O visitante da feira poderá saborear a diversa gastronomia italiana em um ambiente temático, serão servidos pratos tradicionais como o galeto, polenta, massa, além de pães e pizzas que serão assados em forno à lenha.

Vínicolas
O vinho é a estrela da festa e estará envolvido em todas as programações, dezenas de vinícolas estarão comercializando diferentes variedades de vinhos.

Programações na Via Del Vino
O comitê da Fenavinho também está trabalhando no planejamento de ações antes mesmo do início da festa, que ocorrerão na Via Del Vino. Uma das principais atrações será o vinho encanado, atração que tornou a festa conhecida Brasil afora desde sua primeira edição, em 1967, será dia 1º de junho, na Via del Vino, às 11h.

 

Programação

Dia 1º de junho
11h Abertura com Rodrigo Soltton (hino de Bento Gonçalves)
14h Apresentação Duo del Vino
15h Apresentação Rodrigo Soltton e Coral Vale dos Vinhedos – Projeto EnCantos
17h Apresentação Elvis Celebration in Concert

Dia 2 de junho
11h Teatro Abre a Boca e Fecha os Olhos
13h Corridas de Barricas
15h Desfile de Carros Alegóricos
17h Atração da Secretaria da Cultura

Dia 8 de junho
11h Teatro Abre a Boca e Fecha os Olhos
14h Apresentação Ragazzo dei Monti
15h Apresentação Coral Secretaria da Cultura
17h Apresentação Trebbiano

Dia 9 de junho
11h Apresentação Coral Anima D’Italia
14h Apresentação Cavatappi
15h Aprese ntação Daniel Lima e Janete
17h Apresentação Os Colonos Zo Garrafon