Via Del Vino recebe atividades do dia Internacional da Síndrome de Down

2015-04-10_190211

O dia 21/03 foi escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). Essa ideia surgiu na Down Syndrome International, pelo geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial, sendo comemorado pelos 193 países da ONU.
Essa data visa chamar a atenção sobre as capacidades das pessoas com a Síndrome de Down e conscientizar a sociedade sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão dos portadores de Down na sociedade. Para isso, escolas e instituições aproveitam para promover algumas atividades, como: palestras e workshops sobre a Síndrome, peças de teatro e campeonatos esportivos com a participação de pessoas portadoras de Down e caminhadas/corridas solidárias para divulgar as campanhas de formação da criança com Síndrome de Down.
Em Bento Gonçalves, a Via Del Vino tornou-se palco para as atividades em comemoração desta data, no sábado (16). Houve muita música, distribuição de algodão-doce, pipoca, erva e água quente para o chimarrão, distribuídos gratuitamente. As atividades de massagem, pintura facial, aula de zumba e cama elástica também estiveram fazendo a alegria de quem passava por ali.
A Síndrome de Down não é uma doença, e não impede, de maneira nenhuma, que o indivíduo tenha uma vida social normal. Hoje em dia, por lei, a criança portadora de Down tem que ser matriculada em escola regular, junto com todas as outras crianças. Além do fato de essa convivência ser extremamente saudável para todos, é a conduta mais eficiente para o aprendizado pedagógico – que se torna um pouco mais demorado devido àquele terceiro cromossomo, mas acontece.
No Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de down, segundo dados do IBGE. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta sua possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam.
Em 2007, em Bento Gonçalves, foi fundada a Associação Integrada do Desenvolvimento do Down (AIDD) que atende em torno de 35 pessoas e dá suporte aos pais. A entidade depende se recursos da prefeitura para arcar com o pagamento dos profissionais que atendem no local. A venda de tampinhas, rifas e um brechó que fica dentro da própria instituição, são as outras fontes de renda a associação, além de contribuições voluntárias. As especialidades de fonoaudióloga, psicopedagoga, psicomotricista, assistente social, são pagos pela prefeitura. Aulas de dança, ginastica e teatro, são pagos com os valores arrecadados pela associação. As doações em dinheiro para ajudar a AIDD podem ser feitas via depósitos bancários na conta da entidade.