Ver muita televisão pode diminuir capacidade de concentração das crianças

2015-04-10_190211
Os pais devem impor limites à quantidade de horas que as crianças passam entretidas com tecnologia

A criança que fica muito exposta em frente à televisão pode ter a capacidade de concentração diminuída. Duas horas diárias já são o suficiente para afetar a atenção. Estudos recentes também analisaram a influência dos videogames nos pequenos. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Otago, da Nova Zelândia fizeram o estudo através dos efeitos cognitivos a longo prazo das horas passadas diante da televisão na infância. Os resultados indicam que o rendimento escolar pode ser refletido já na adolescência.

Pais devem decretar limites
Os estudos sugerem que os pais precisam tomar medidas limitando a exposição dos filhos em frente a televisão. As crianças que vêem menos de duas horas à televisão por dia na infância, não aumentam seu risco de sofrer transtornos de atenção na adolescência. Mas a partir da terceira hora, o risco aumenta cerca de 44% por cada hora adicional que se passa cada dia diante da TV.
Crianças pequenas que passam mais de duas horas por dia assistindo à televisão correm duas vezes mais risco de desenvolver asma, de acordo com um estudo britânico publicado na revista de medicina respiratória Thorax. Os cientistas dizem, contudo, que o problema se deve menos à TV em si e mais ao estilo de vida sedentário ligado ao hábito de assisti-la.
O estudo se baseou em 1.037 meninos e meninas, que foram examinados a cada dois anos desde os cinco aos quinze anos como marco da pesquisa sobre desenvolvimento infantil e saúde.

Efeitos dos videogames e computadores nas crianças
O estudo não analisou os efeitos dos videogames e dos computadores sobre o desenvolvimento das crianças e adolescentes porque a coleta de dados se iniciou antes do auge dessas novas formas de entretenimento.
Mas os pesquisadores consideram que seus efeitos podem ser similares aos da televisão, porque o limite de duas horas diárias deve incluir todas as formas de ócio audiovisual somadas. Assim, se uma criança passa uma hora com videogame, não é aconselhável que assista televisão mais de outra hora no mesmo dia.