Vendaval da madrugada de quinta-feira provoca queda de árvores e deixa dez bairros de Bento sem luz

2015-04-10_190211
Polícia Rodoviária Federal, Brigrada Militar e engenheiros do Daer trabalharam para desobstruir a via

Corpo de Bombeiros recebeu mais de 100 chamadas ao longo do dia e trabalhou em cinco pontos de queda de árvores

A chuva forte e a ventania da madrugada de quinta-feira, 08, deixou diversos bairros sem energia elétrica, além de provocar quedas de árvores em algumas regiões da cidade. Em algumas cidades vizinhas, no entanto, o estrago foi ainda maior. O prefeito de Veranópolis Waldemar De Carli, assinou um decreto de situação de emergência. Todas as escolas da cidade tiveram aulas canceladas. A comunidade de Nossa Senhora da Paz foi uma das mais afetadas. Casas, aviários e galpões tiveram telhados praticamente destruídos pela chuva de pedra. Em cerca de uma hora, o Corpo de Bombeiros de Veranópolis recebeu mais de 90 ligações pedindo auxílio. Em Caxias do Sul 14 UBSs ficaram sem luz e diversos bairros ficaram sem água, em virtude da falta de energia elétrica. Foi registrado também queda de árvores em diversos bairros e ventos com velocidade acima de 100km/h. Farroupilha, Garibaldi, Carlos Barbosa e Fagundes Varela também foram afetados pela chuva.
O caos em Bento Gonçalves foi registrado pela equipe de reportagem, que percorreu os principais bairros atingidos. A Rua Maceió, na região Central ficou sem luz durante toda a manhã desta quinta-feira, assim como boa parte do Centro. São Roque, Botafogo, Universitário e Ouro Verde também ficaram sem energia elétrica. Na Rua Fiorelo Bertuol um poste de luz quase foi arrancado com o vento forte, tendo a estrutura danificada e atingindo a cerca de uma casa.
Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Bento Gonçalves da Silva e da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara foram liberados pelos professores por falta de energia elétrica. Agências bancárias do Banrisul e Bradesco ficaram sem luz.
Em alguns bairros, como Santo Antão e São Roque, várias casas ficaram destelhadas. A chuva forte e a ventania fizeram com que o Corpo de Bombeiros fosse acionado mais de 100 vezes durante a madrugada. Muitas pessoas também correram atrás de lona na sede da guarnição. A Defesa Civil está nas ruas prestando atendimentos e ainda não tem números de desalojados na cidade. Várias casas no 6º BCOM foram destelhadas e muitas árvores caíram no local.
Segundo o consultor de negócios da RGE, Rafael Dalla Brida, alguns pontos da cidade estão sem energia devido a situações de riscos. Ao longo de toda quinta-feira foram mais de 350 chamados da RGE na região.

Nota da RGE
A Rio Grande Energia (RGE) divulgou uma nota nesta quinta-feira (8), na qual afirma que está atuando deste quarta-feira (7) para recompor a rede de distribuição, que foi danificada pelas rajadas de ventos durante a madrugada. No auge do temporal, no final da madrugada, 236 mil clientes ficaram sem luz na Serra. No meio da tarde o número baixou para 150 mil, ficando em 98 mil no final da tarde. As cidades mais afetadas e que ainda têm o abastecimento parcialmente prejudicado são Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado, Canela, e Veranópolis. Juntas, elas representam 40% do total de unidades consumidoras ainda desligadas.
O maior empecilho para os eletricistas está na dificuldade de acesso aos pontos que necessitam de manutenção devido à cheia dos rios e dificuldade de acesso por causa das estradas. A RGE informa que está trabalhando com todas suas equipes próprias e com todas as empreiteiras disponíveis, ininterruptamente. Porém, os danos na rede causados pelos ventos com velocidade superior a 100 Km/h, a incidência de granizo, concentração de descargas atmosféricas destruíram muitos pontos de alimentação da rede de distribuição e quedas de barreira em estradas, enchentes e vias de acessos comprometem a ação dos eletricistas.

Dicas de Segurança em situações de tempestades e chuvas
Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.
Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
Afaste-se de janelas e portas metálicas.
Evite os banhos nos momentos de tempestades.
Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.