Venda de veículos deve crescer cerca de 15% este ano, em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211
Cruze e Onix são os carros mais vendidos da Chevrolet

Uma das concessionárias da cidade afirmou que as vendas de fevereiro deste ano foram até 70% superior que o mesmo período de 2017

A produção de veículos no país aumentou 6,2% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2017, passando de 201,1 mil unidades para 213,5 mil. Esse aumento de produção refletiu também na venda de veículos em Bento Gonçalves. Segundo o vendedor André Mancalossi, da DRSUL Nissan, o número de vendas aumentou em até 70%, quando comparado a fevereiro do último ano.
“Acreditamos que este ano será melhor que 2017. Somente na primeira semana de março vendemos oito carros. O Kicks e o Versa são os carros que mais têm saído da loja. Vendemos muito também para PCD. Um veículo de R$ 88 mil pode ser comprado por R$ 54 mil”, afirma.
Para o gerente da Simpala, Vanderlei Fraga, a expectativa de vendas para 2018 também é boa. O mês de fevereiro, segundo o gerente, foi de vendas boas. “Na segunda quinzena foi muito bom, teve até muita promoção para troca de modelos de 2017 para 2018. No último mês vendemos 43 carros, o dobro de fevereiro de 2017”, afirma.
Ainda segundo Fraga, a previsão é que as vendas deste ano sejam até 12% superior que as de 2017. “Os carros mais vendidos são o Cruze, Onix e Tracker. Estamos bem otimistas para os negócios deste ano”, comenta.

Cenário nacional
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea, as vendas aumentaram 15,7% ante fevereiro do ano passado, ao passar de 135,6 mil para 156,9 mil veículos vendidos. Na comparação com janeiro, entretanto, houve queda de 13,4%.
No primeiro bimestre, foram licenciados 338,1 mil veículos, o que representa aumento de 19,5% em relação mesmo período do ano passado.
“O número de fevereiro é interessante. Houve queda em relação a janeiro, mas fevereiro teve quatro dias úteis a menos. O número não é ruim, está acima do de fevereiro de 2017 e mostra crescimento. Se considerarmos o emplacamento diário com a média de 8,7 mil, é um bom começo de ano. O crescimento no bimestre não é grande, mas mostra recuperação. Estamos abaixo da média dos últimos 10 anos, mas estamos na trajetória de crescimento, o que é mais importante” afirmou o presidente da Anfavea, Antonio Megale.
A exportação de veículos montados cresceu 42,9% % em fevereiro na comparação com janeiro, ao atingir as 66,3 mil unidades. Em relação a fevereiro no ano passado, a venda para o exterior caiu 1,2% e no bimestre, aumento de 7,2%.
“Foi um número expressivo no mesmo padrão do ano passado. Batemos recorde histórico para o bimestre com um número positivo que mostra que a força das exportações vai trazer um bom ano. Acordos comerciais que estão evoluindo estão ajudando a consolidar nossas exportações”, ressaltou o presidente da Anfavea.
De acordo com a associação, o emprego no setor automobilístico teve estabilidade entre janeiro e fevereiro, com elevação de 1,1%, passando de 128,9 mil postos de trabalho para 130,4 mil em fevereiro.
Até fevereiro de 2017, quando havia 127,2 mil postos ocupados, o setor registrou aumento de 2,5%.

Cruze e Onix são os carros mais vendidos da Chevrolet