Venda de veículos cresce mais de 10% em julho, em Bento

2015-04-10_190211

As vendas de veículos novos no país cresceram 17,7% em julho, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram comercializadas, no mês passado, 217.509 unidades. É o melhor resultado para julho desde 2015, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O cenário positivo no país se reflete também em Bento Gonçalves, que teve um aquecimento nas vendas de veículos. Pelo menos duas concessionárias registram vendas acima da média.
O gerente da Carway, Anderson Teixeira afirma que as vendas de julho deste ano aumentaram consideravelmente, comparando com o mesmo período do ano passado. “No mesmo período do ano passado vendemos 9 carros e em julho deste ano foram vendidos 22 carros. Temos muita indicação de clientes”, afirma.
Teixeira salienta que muitos carros vendidos são para pessoas com deficiência (PCDs). “Essas vendas tem desconto e em julho foram vendidos pelo menos cinco carros. Em todos os meses deste ano vendemos mais que o ano passado. Estamos bastante otimistas para o segundo semestre”, diz.
Para o gerente de uma outar concessionária, Valdir Pulga, o aumento na venda de veículos foi superior a 10%. “O mercado está reagindo com um crescimento relevante. A expectativa para o final do ano também é sempre positiva”, projeta.
O presidente da Anfavea, Antônio Carlos Botelho Megale, considerou o aumento registrado no mês passado um bom resultado para o setor. “Gradualmente, o mercado vem se recuperando [da crise econômica]”, disse. Em relação a junho, houve alta de 7,7%. No acumulado de janeiro a julho, o crescimento foi de 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Números do Brasil

Produção
A produção de veículos montados registrou alta de 9,3% no mês passado, na comparação com julho de 2017. Em relação a junho, foi constatada queda de 4,1%, em função do ajuste implementado pelo mercado para adequar a produção à queda de exportações. No acumulado de janeiro a julho, foi registrada alta de 13%. “O mês de julho foi o melhor desde 2014”, disse o presidente da entidade.

Exportações
A venda de veículos para o exterior teve resultados negativos, refletindo o cenário econômico desfavorável dos principais compradores: Argentina e México. Houve redução de 21,7% em unidades exportadas em julho, na comparação com igual período de 2017. Em relação a junho, foi constatada queda de 20,9%. No acumulado até julho, a redução foi de 2,8%.
Dos 17 segmentos definidos pela associação dos distribuidores (Fenabrave), somente 4 possuem um novo campeão de emplacamentos: Sports, SUV, SW médio e sedã compacto.
A líder de vendas Chevrolet reina em mais categorias, com 4 no total. Volkswagen e Fiat, que travam um duelo pela vice-liderança do mercado, levaram a medalha de ouro em 3 segmentos cada uma.
Na briga pelo 2º lugar de vendas gerais com o HB20, o Ka domina entre os modelos mais acessíveis do mercado e promete vir ainda mais forte no 2º semestre. Mas a grande novidade aqui é o Kwid, que foi lançado no ano passado e já desbancou Mobi e Etios.

O aumento de veículos na cidade
O número de vendas de veículos tem crescido nos últimos anos, e isso reflete também num aumento na frota de veículos na cidade. Bento Gonçalves, que tem mais de 115 mil habitantes, está com uma frota de 82 mil carros. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), até setembro de 2016, a frota na Capital do Vinho era de 80.661 veículos (entre automóveis, motocicletas, motonetas, caminhões, camionetas, ônibus, entre outros). Os números representam um aumento de 2,5% na frota em apenas um ano. Nos últimos dez anos, mais de 30 mil veículos chegaram à cidade.
Após três anos consecutivos de queda, o emplacamento de veículos novos no Rio Grande do Sul voltou a crescer. Foram emplacados 169.011 veículos em 2017, aumento de 5% em relação a 2016, quando foram emplacados 161.410 novos veículos, menor número dos últimos quatorze anos. O levantamento do DetranRS mostra que o percentual é expressivo, considerando-se as quedas de 22% em 2016, 29% em 2015 e 12% em 2014.
Camionetas e utilitários foram os veículos que tiveram a maior variação em relação a 2016, representando um aumento de 16% e 26%, respectivamente. Automóveis registraram crescimento de 7% nos processos de primeiro emplacamento e motonetas, 2%. O número de ônibus emplacados pela primeira vez registrou sua maior queda em 2017, mais de 50%. Motocicletas também obtiveram queda em primeiros emplacamentos: 5% a menos do que em 2016.

Frota no RS
No último ano, a frota de automóveis no Estado registrou crescimento de 2,7%, valor igual ao de 2016 e menor percentual já registrado em 14 anos. Analisando o incremento dos dez últimos anos, a média foi de 6%, mas desacelerou em 2014, quando chegou a 5,3%. A diminuição no crescimento das motocicletas também se destacou chegando à sua menor variação: 1%.

 

Modelos mais vendidos por categoria no Brasil

Hatch pequeno
Chevrolet Onix
Hyundai HB20
Volkwagen Polo
Fiat Argo
Renault Sandero

Hatch médio
Chevrolet Cruze
Volkwagen Golf
Ford Focus
Volvo V 40
Peugeot 308

Sedã pequeno
Chevrolet Prisma
Ford Ka Sedan
Hyundai HB20S
Volkswagen Voyage
Toyota Etios Sedan

Sedã compacto
Volkswagen Virtus
Chevrolet Cobalt
Honda City
Ford New Fiesta
Lifan 530

Sedã médio
Toyota Corolla
Honda Civic
Crevolet Cruze
Ford Focus
Volksvagen jetta