Venda de televisores cresce cerca de 30% em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211
Uma das lojas consultadas vendeu pelo menos 127 televisores somente em janeiro deste ano

Aumento das vendas é impulsionado pelo desligamento do sinal analógico e a proximidade da Copa do Mundo

Faltando pouco mais de cinco meses para a Copa do Mundo, e com o sinal analógico da televisão prestes a ser desligado em todo o país, a venda de televisores e também de conversores digitais tem aumentado cerca de 30% em lojas de eletrodomésticos de Bento Gonçalves. Todos estabelecimentos consultados pela Gazeta relataram aumento expressivo nas vendas, sendo que uma das lojas vendeu cerca de 40% a mais que janeiro do último ano.
“Vendemos 127 televisores somente em janeiro, representando um aumento de praticamente 40% em relação ao ano passado. O que mais vendemos são televisores de 32 polegadas. O próprio fabricante não esperava uma venda tão grande. Geralmente quem está trocando de aparelho são pessoas que até então utilizavam tv de tubo”, afirma o gerente Douglas da Silveira.
Uma outra loja consultada teve um aumento de 25%, no comparativo ao ano passado, além da venda expressiva de conversores digitais. De acordo com o gerente Fabricio Alves, a expectativa é que as vendas deste ano sejam até 15% melhores que o ano passado. “O comércio de televisores está muito bom, crescemos bastante, mas vendemos muito também os conversores digitais. São vendidos uma média de 8 por dia. Eles estão custando R$ 99,90, então as pessoas muitas vezes acabam preferindo por ser mais barato que uma televisão”, explica.
A venda expressiva de televisores e conversores digitais deve ser tendência para este ano, segundo o gerente de outro estabelecimento. “Em janeiro somente as vendas de televisão aumentaram quase 30%. Os conversores digitais também apresentam uma venda expressiva, com uma média de 10 sendo vendidos por dia. Esperamos vender pelo menos 20% a mais este ano, comparando com o ano passado”, afirma.

O desligamento do sinal analógico
O desligamento do sinal analógico de televisão ocorre em razão da implantação do sistema de TV Digital no Brasil, determinado pelo decreto 5.820, de 19 de junho de 2006. Outro motivo é a venda feita pelo governo federal de uma faixa de canais usada pelas TVs para empresas de Telecomunicações, que servirá para a ampliação do 4G no país.
Sendo assim, as emissores devem desocupar esta faixa e migrar seus canais digitais e analógicos para uma outra. Diante disso, os canais analógicos deverão ser desligados para comportar todos os canais digitais.
O prazo foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e está regulamentado pela portaria número 3.493, de 26 de agosto de 2016, do Ministério da Ciência, Tecnologia, inovações e comunicações. Por isso o sinal analógico começou a ser desligado no dia 31 de janeiro e seguirá pelo menos 100 cidades do Rio Grande do Sul até o dia 14 de março. Assim, quem ainda não fez a mudança para a TV digital, tem mais tempo.
Se um A aparece no canto superior da tela de TV, ou existe algum aviso de que o sinal irá desligar, como a cartela de desligamento, é porque o sinal ainda é analógico.

Beneficiados por programas sociais
Famílias beneficiadas por programas sociais do governo federal recebem gratuitamente kits para ter o sinal da TV digital, com um conversor e uma antena UHF.
Os kits são entregues em pontos de retiradas em cada uma das cidades que terão o desligamento. Para saber se você tem direito a receber, é possível entrar em contato com a Seja Digital pelo telefone 147, pelo site da Seja Digital ou indo até um Centro de Referência de Assistência Social.