Veja como aliviar cólicas em bebês e em recém-nascidos

2015-04-10_190211

Um dos motivos que fazem os bebês chorarem é a cólica. A chamada “cólica do bebê” é usada para descrever a situação em que a criança chora descontroladamente, principalmente entre o fim da tarde e à noite (na maioria das vezes entre 18h e 24h).

É comum que as cólicas apareçam depois de duas semanas do nascimento, e permanecem até cerca de 3 meses de vida. Porém, ela pode se prolongar, mesmo que dificilmente ultrapassem os 4 meses.

Para saber se o bebê está sentindo cólica, é necessário observar se durante o choro ele emite alguns sinais como:

  • Encolher as perninhas;
  • Deixar as costas arqueadas para trás;
  • Estica e espreme-se;
  • Fica vermelho ou até roxinho;
  • A barriguinha fica mais endurecida e, às vezes, ele elimina gases durante o choro, ficando muito difícil acalmá-lo.

O sexo do bebê não interfere na quantidade de cólicas que podem aparecer. Ela ocorre em 40% ou mais dos bebês saudáveis, não sendo grave e muito menos sendo considerada uma doença, mas uma adaptação do sistema digestivo do bebê.

Nesta idade o sistema ainda está imaturo e os movimentos peristálticos (contrações dos músculos intestinais que fazem o alimento movimentar-se através do intestino) estão ainda descoordenados e desorganizados.

Uma ajuda para aliviar a cólica do bebê é aquecer o abdome com um pano morno ou bolsa de água quente (sempre com cuidado com altas temperaturas), deixando ele de barriga pra baixo sobre a mão, peito ou abdome do pai ou da mãe.

Outra dica é fazer massagem no abdome do bebê com movimentos circulares e suaves;

Com o bebê deitado, fazer movimentos de flexão das perninhas em direção ao abdome dos bebês, com o intuito de eliminar gases;

Pode dar um banho de imersão em banheirinha ou balde para relaxar o bebê;

Um remédio para cólica de bebê pode ser dado sob orientação do pediatra para aliviar a eliminar os gases;

Mantenham-se calmos, pois a ansiedade e o nervosismo só atrapalham.

Cólica em bebê: saiba o que fazer para evitá-las

Embora não haja um consenso, existem algumas recomendações às mães que podem ajudar a evitar as cólicas. As mães que estão em aleitamento exclusivo podem diminuir ou retirar da alimentação alguns alimentos que aumentam os gases.

São eles: repolho; brócolis; feijão; vagem; ervilha; lentilha; refrigerantes; chocolate; chás e bebidas com cafeína. Em caso de dúvidas, consulte sempre o pediatra de sua confiança. Ele é o profissional mais indicado para te orientar.