Vaticano cria aparelho para ensinar jovens a rezar

2015-04-10_190211

Wearable é acionada com o sinal da cruz e acompanha rezas do rosário

Quem disse que religião e tecnologia não podem andar juntas? Um dispositivo chamado eRosary (eRosário, em tradução livre) foi anunciado pela Santa Sé nesta semana para atrair jovens ao redor do globo a rezar pela paz mundial. De acordo com calendário católico, o mês de outubro também celebra o Rosário. O eRosary é vendido por 99 euros na loja online da Acer, o que dá cerca de R$ 460. Não há previsão de lançamento no Brasil.
O wearable compõe a iniciativa Click to Pray, “Clique para Rezar” em português. Faz parte da Rede Mundial de Oração do Papa, que se traduz em um aplicativo em que o próprio Papa possui uma conta pessoal. O software é responsável por reunir milhares de pessoas para rezar todos os dias.
O eRosary é uma pulseira que depende de uma conexão com smartphone para funcionar (por isso é uma wearable). Sincronizada com o aparelho, o fiel vai poder escolher o tipo de rosário que deseja rezar. Dentre as opções há um rosário padrão, um rosário contemplativo, além de um rosário temático que será atualizado ao longo do ano. O aplicativo também mostra o progresso da oração e informa o número de rosários concluídos.
Ele é feito de dez contas de ágata preta e hematita com uma cruz, onde todos os aparatos tecnológicos foram alocados. Para acionar o dispositivo, o usuário precisa apenas realizar um sinal da cruz.
De acordo com o Vaticano, o aparelho visa atrair os fiéis mais jovens ligado em tecnologia para construir o hábito de rezar todos os dias. Por isso, o eRosary também acompanha as intenções diárias e mensais do usuário na tentativa de impelir o mundo à paz mundial.
A empresa responsável por projetar a wearable foi a GadgeTek. A organização é especializada em construir dispositivos de estilo de vida inovadores.