Vaso auto irrigável, praticidade e segurança para suas plantas

2015-04-10_190211

Um vaso auto irrigável por sistema de pavio apresenta diversas vantagens, entre elas: usar a água de maneira racional, manter a umidade constante e uniforme além de praticidade e eficiência.
Uma dúvida frequente é o momento certo para fornecer água às plantas. Com um vaso neste sistema fica mais fácil, pois o controle da água será pelo reservatório, que pode ser monitorado facilmente. O sistema economiza água, pois ela será fornecida ao reservatório e redirecionada lentamente para o substrato. O sistema pode ser feito de maneira que supra as necessidades hídricas. Quanto mais pavios, mais água será fornecida para a planta. O importante é conhecer as necessidades da planta e calibrar o sistema para que cumpra de maneira correta a função, esta é a parte mais complexa.
O principio é bem simples, basicamente é um pavio, no caso barbante de algodão, que liga a água ao substrato. A água segue pelo pavio por capilaridade e hidrata a planta consequentemente.
Materiais: Vaso, recipiente que servirá como reservatório, de preferência transparente, para facilitar o monitoramento da água, cano PVC, barbante e estilete. O vaso deve se encaixar no recipiente reservatório de maneira que sobre um espaço nele, para armazenar a água.
Abra um orifício no fundo do vaso, próximo a lateral, com tamanho suficiente para encaixar o cano que você escolheu, ele servirá como um canal de abastecimento, este cano deve ter um tamanho igual ou superior ao do vaso. Corte fios de barbante (com comprimento suficiente para ligar o início do vaso ao fundo do reservatório). Passe os fios pelos furos do vaso; a quantidade de fios varia conforme as necessidades de que se deseja suprir. Deixe alguns orifícios livresno vaso, para drenagem, de algum possível excesso. A imagem abaixo ilustra o processo, parte interna e externa.
Coloque o substrato no vaso de maneira que os barbantes cheguem até a superfície. Se achar melhor, coloque uma fina camada de pedras no fundo do vaso, para evitar que caia substrato na água.
Encaixe o vaso no recipiente reservatório, como na imagem abaixo. Estabeleça um limite máximo para a água, de maneira que ela não entre em contato com o fundo do vaso. Entre o limite máximo e o fundo do vaso abra um pequeno orifício. Assim, em caso de chuva, ou excessos na hora de abastecer, a água tem como sair sem encharcar a planta. Este procedimento pode ser dispensado caso cultive em ambiente fechado e tenha cuidado na hora de abastecer.
O vaso está pronto. Coloque água no reservatório pelo cano de abastecimento, aguarde umedecer o substrato, confira se está de acordo com o que deseja e plante o que você preferir. A água demora várias horas até chegar à ponta do barbante e umedecer o substrato.
Por garantia, coloque uma tampinha na entrada do cano de abastecimento, para evitar a proliferação de mosquitos.