Vantagens para quem quer adotar um cão adulto

2015-04-10_190211

 

Os cães adultos são muito companheiros e ficam muito gratos quando ganham um novo lar. No Brasil existem 20 milhões de cães abandonados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A boa notícia é que, em São Paulo, os filhotes que chegam ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da prefeitura são adotados quase que imediatamente. Porém, adultos e velhinhos não têm a mesma sorte e a fila de espera por uma nova família não para de crescer. Segundo os especialistas, quando o pet adotado é adulto, ele costuma dar menos trabalho de adaptação do que se for um filhote. Um cão adulto não tem tanta energia e está mais acostumado a passar um tempo sozinho e ainda aprende muito rápido o lugar de fazer as necessidades. Na maioria das vezes, eles mesmos procuram pelo local ideal. Outra grande vantagem de adotar um animal adulto é que já é possível saber qual será o tamanho real dele. Muitas vezes, quando o cão não tem raça definida, não há como estimar exatamente o porte que um filhotinho terá quando crescer.

 

  1. Cachorros adultos têm menos chance de ganhar um lar

É inevitável e comprovado estatisticamente: cachorros mais jovens conseguem um lar para chamar de seu muito mais facilmente do que um pet adulto. Com isso, um cachorrinho jovem (que não esteja mais nos primeiros meses de vida), passa a morar definitivamente em lares temporários ou abrigos, se tornando um adulto que nunca teve uma família só sua. A cada mês, suas chances são menores – o que faz com que várias ONGs e protetores tenham dezenas de cães mais velhos em suas casas, não dando a chance de outros poderem ser resgatados também.

  1. Eles já passaram pela fase das descobertas infinitas

Cachorros filhotes querem descobrir o mundo custe o que custar e, assim como filhos humanos, tendem a explorar tudo, incluindo os limites da casa e a paciência das pessoas. Filhotinhos normalmente destroem coisas, se metem em confusão e fazem bastante barulho quando querem alguma coisa. Em regra (obviamente podendo haver exceções), um cachorro com mais de um ano de idade não tem a necessidade de roer objetos e nem deve passar as primeiras noites chorando por estar longe da mamãe cadela e dos irmãos.

  1. Cães adultos têm muito amor para dar

Pode reparar: a maioria dos pets que vive em abrigos ou lares temporários são extremamente amorosos e cheios de disposição para conhecer os humanos que vão lhes visitar. Imagine, então, do que são capazes quando se virem em uma casa com uma família… é amor e dedicação que não acabam mais!

 

  1. Eles podem ser “moldados” assim como os filhotes

Muita gente acredita que ao adotar um pet adulto, terá problemas em ensinar a ele regras e comandos novos, mas isso não passa de um mito, afinal, cachorros adultos tendem a ser menos desafiadores do que filhotes. Se eles vierem de um local onde era feito um trabalho legal de educação e socialização, por exemplo, em poucos dias vocês estarão se entendendo super bem e sem estresse para ambas as partes.

  1. Você já conhece o seu jeito/ “personalidade”

Um cachorro adulto já tem muito da sua “personalidade” formada e, por isso, “surpresas comportamentais” dificilmente ocorrerão. Com a ajuda dos atuais responsáveis pelo pet, é possível saber como ele se comporta com pessoas, outros animais e em situações como ficar sozinho, por exemplo. Neste tópico, também podemos citar que fica mais fácil pegar um cachorrinho que realmente combine com a sua personalidade e estilo de vida, ou seja, dificilmente haverão equívocos quanto a esse “match” de adoção.

Quer adotar um cachorro adulto e não sabe por onde começar? Visite feiras de adoção, faça pesquisas sobre Organizações Não Governamentais e abrigos ou converse com amigos e familiares que já tenham cães. Procure ter informações sobre o pet como histórico de saúde, problemas de comportamento e restrições que ele possa ter (com animais, crianças e até alimentos). Certifique-se de que ele está bem de saúde e apto para ir para sua casa. Se você tem outros pets em casa, faça testes controlados antes para ter certeza de que o novo peludo é compatível com a sua família já estabelecida.