Vantagens e desvantagens da alimentação natural para gatos

2015-04-10_190211

Muito mais do que apenas saciar a fome, a alimentação natural tem como objetivo oferecer uma dieta com ingredientes selecionados, balanceados e que forneçam os nutrientes necessários para a saúde e bem estar do felino. Veja abaixo as vantagens que esta dieta pode trazer para a saúde do seu bichinho.

■Protege o sistema urinário dos gatos
Como dito anteriormente, a alimentação natural possui mais água na sua composição do que a ração seca. Isto é excelente para o seu melhor amigo, já que os gatos evoluíram para extrair praticamente toda a água necessária à sua sobrevivência diretamente da sua alimentação.

Por isso, a alimentação natural se torna uma grande aliada da hidratação do seu gatinho. E, se ele está consumindo mais água, significa menos problemas renais e urinários, além de tornar a digestão mais eficiente.

■Combate à obesidade
O alimento industrializado para gatos conta com inúmeros derivados de milho, trigo e soja e, portanto, carboidratos. Estes ingredientes são inseridos como forma de baratear a produção, mas são prejudiciais à saúde dos peludos a longo prazo, justamente por não fazerem parte da dieta natural dos felinos, que é pobre em carboidratos e rica em proteínas.

Entre as consequências do consumo destes derivados diariamente está a obesidade. A alimentação natural acaba sendo uma opção que preserva a saúde do seu peludo, além de mantê-lo nutrido e protegido contra doenças.

■Combate ao estresse
Ainda sobre as rações, elas contam com aditivos sintéticos como corantes e conservantes. Muitas destas substâncias podem causar problemas de saúde e até interferir na função endócrina e comportamental.

Ao oferecer uma alimentação natural, é possível equilibrar o metabolismo dos animais e ajustar a sua bioquímica neurológica, eliminando qualquer gatilho alimentar que provoca o estresse, a ansiedade e a hiperexcitabilidade.

■Pelos mais saudáveis
A alimentação natural também traz benefícios à pele e aos pelos dos felinos. Ao incluir proteínas de alta qualidade, além de minerais e ômegas-6 e 3 na dieta do bichinho, o sistema imune do seu gato será fortalecido, auxiliando ele a desenvolver resistência a infecções de pele e alergias.

A presença de enxofre em quantidades adequadas ao organismo do animal também beneficiam o pelo, ao contrário dos componentes artificiais, conservantes e palatabilizantes que estão presentes nas rações comerciais.

Desvantagens
A alimentação natural, apesar de parecer simples, pode ser um desafio para os tutores. Fatores, como a adaptação do gato com a nova dieta, a recusa por parte do animal em se alimentar ou a vontade maior de comer, bem como questões logísticas influenciam no processo de transição. A seguir, leia algumas das dificuldades que podem aparecer no caminho, bem como soluções para elas.

■Alguns gatos podem não se adaptar à alimentação natural
Muito além de pensar e elaborar uma nova dieta para o seu bichano, é preciso realizar um processo de transição alimentar. É preciso levar em conta que os felinos possuem memória e preferência alimentar, por isso, este processo requer paciência, persistência, suplementação e, se necessário, adaptações.

A implantação de uma dieta natural para gatos, idealmente, deve se iniciar quando o animal acaba de ser desmamado, já que suas preferências serão definidas a partir daquele momento. Porém, se ele já for adulto, é preciso maior paciência, já que eles precisam reconhecer o que está sendo oferecido como comida.

■É necessária maior organização na alimentação natural
Virar um especialista em alimentação natural requer, acima de tudo, organização e tempo. Claro que você pode preparar e porcionar as refeições com antecedência e guardar no freezer por até 45 dias. Mas, é preciso ter uma rotina para, periodicamente, realizar o preparo dos alimentos.

Também é necessário comprometimento com as orientações do veterinário. Começar de forma correta e, depois de feita a adaptação, deixar de pesar refeições, oferecer alimentos inadequados ou fora de hora pode colocar tudo a perder.

■O gato come muito mais (para alguns isso é problema!)
A dieta natural, por ser feita com alimentos frescos, é muito mais saborosa para o paladar dos felinos. Este gosto pela comida pode dar a impressão de que o animal está com mais fome ou que come muito. Porém, apetite é diferente de fome e cabe ao tutor impor limites ao bichinho.

Muitas vezes, pedir comida também pode ser a maneira que o gato encontrou para chamar a atenção do seu cuidador. Novamente, é necessário que o tutor continue seguindo as orientações do veterinário em relação às porções e seja firme na sua posição. Pode ser difícil, mas é para o bem do peludo.

■Ocupa mais espaço na geladeira ou no freezer
Uma das vantagens da alimentação natural é a ausência de conservantes. Porém, o benefício para a saúde do gato pode significar menos espaço na geladeira. As porções devem ser armazenadas no freezer ou congelador para se manterem fresquinhas para o bichinho.

Porém, se a questão é espaço reduzido ou o número de gatos, a indicação é se organizar para fazer porções com maior frequência, a cada 7 ou 10 dias. Mas, se o tempo estiver curto, a solução pode estar em adquirir um freezer só para alimentação dos felinos.