Vale dos Vinhedos recebe mais de 415 mil visitantes em 2017

2015-04-10_190211

A rota do enoturismo de Bento Gonçalves recebeu 2% a mais de turistas no ano passado em comparação com 2016. De acordo com a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), o Vale dos Vinhedos recebeu 415.957 visitantes em 2017. Em 2016, a rota foi o destino de 410 mil turistas. Os dados contabilizados pela superam as projeções da entidade, que esperava alcançar a marca de 400 mil visitantes.
A medição de fluxo turístico é realizada em pontos estratégicos do Vale dos Vinhedos: empreendimentos abertos àvisitação turística – vinícolas e agroindústrias, e no Centro de Atendimento ao Turista do Vale dos Vinhedos, que além de contabilizar o número de pessoas, traça o perfil do visitante que passeia pela região.

Perfil
Segundo os dados coletados, o perfil se mantém conforme os anos anteriores: a maioria casais ou famílias, provenientes na maior parte de cidades do Rio Grande do Sul, seguido de cidades dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná. Em relação aos visitantes estrangeiros, assumem a lista os argentinos e uruguaios. A maioria continua utilizando a região como local de passagem, ou seja, permanecem apenas um dia visitando o Vale dos Vinhedos e atrativos de Bento Gonçalves e se hospedam em outras cidades, como Gramado e Canela. Mesmo assim ocorreu aumento no número de pessoas que permanecem mais de um dia na região em relação ao ano de 2016. A utilização de imóveis alugados como opção de hospedagem foi outro destaque da pesquisa.
Os meses de inverno (junho, julho e agosto) continuam sendo os mais movimentados do ano. Somente neste período o Vale dos Vinhedos recebeu aproximadamente 137 mil visitantes. Em seguida vem o período de Vindima, que recebeu cerca de 80 mil visitantes. Mas o mês de dezembro foi o grande responsável pela superação da marca esperada: foram 10 mil visitantes a mais do que 2016, principalmente acumulados no período de festas, em que o roteiro ofereceu diversas opções de pacotes diferenciados em hotéis e pousadas, e já se preparava para a colheita da uva com atrações diferenciadas nas vinícolas.