Vale dos Vinhedos espera receber meio milhão de turistas este ano

Vale dos Vinhedos 2015-04-10_190211

Turistas de todo o Brasil buscam a região do Vale dos Vinhedos para vivenciar as tradições e belezas do período de colheita da uva. Os transtornos causados pelas fortes chuvas e granizo, o trabalho árduo e tratos especiais nos vinhedos não esmoreceram a hospitalidade do agricultor e vinicultor que receberamnos primeiros 45 dias deste ano, 2 mil turistas a mais que o mesmo período do ano de 2018 Os 35.685 que visitaram o Vale dos Vinhedos neste período vêm experienciar o clima da colheita da uva

Comparação
Em relação a 2018, há um aumento no número de turistas que procuram o Vale dos Vinhedos. No ano passado, no nestes mesmos 45 dias iniciais, 33.360 pessoas visitaram o Vale, no total do ano 367.322 turistas se deslocaram até os Vinhedos. Já em 2019, até o momento já foram recebidas 35.685 pessoas que vieram ao município conhecer a beleza do Vale. Segundo o presidente da Aprovale, Márcio Brandelli, a expectativa para este ano é que o fluxo de turistas ultrapasse o meio milhão de pessoas. Brandelli ainda destaca que o aumento do fluxo se deve, além do poder de consumo do público, que a qualidade dos passeios em 2018 fez atrair mais pessoas em 2019.

Atrações
Um belo passeio pelo parreiral, colheita, pisa das uvas, curso de degustação, almoço harmonizado, lanche típico e visita a caves são algumas das atrações que fazem parte da programação turística desse período. Além de valorizar o trabalho realizado pelos produtores ao longo do ano, a Vindima é uma possibilidade da comunidade e dos turistas reviverem costumes, aproximando os turistas e remetendo as experiências do povo italiano que viveu e vive na região dos Vinhedos.

Vinícolas
Cada vinícola tem sua própria programação: visita a museus, colheita das uvas, lanche típico dos imigrantes italianos com queijo, copa, salame, pães artesanais, biscoitos, vinho, suco de uva e água, deslocamento a bordo do caminhão que transporta a uva, pisa das uvas, curso de harmonização de vinho com chocolates e queijos, e almoço da família italiana harmonizado com vinhos e espumantes.

Vale do Rio das Antas
Durante o passeio, o turista conhece também o Vale do Rio das Antas, região que abriga paisagens das mais belas possíveis. Pousadas, restaurantes, vinícolas e alambique localizados no vale contam diferentes aspectos da imigração italiana proporcionando uma experiência de aproximação com a história local e a natureza.

Experiência
História, cultura, gastronomia e muitas bebidas à base de uva, o Vale dos Vinhedos é uma opção maravilhosa para o turista que chega a Bento Gonçalves. A herança da imigração italiana se manifesta através das tradições que passam de geração para geração, entre elas a arte de fazer excelentes vinhos.