Vacinas durante a gestação trazem benefícios aos bebês

2015-04-10_190211

Algumas mulheres, por falta de informação, desconhecem a importância de colocar a cartela de vacinação em ordem durante a gestação (ou antes de engravidar). Algumas vacinas proporcionam anticorpos maternos via placenta para o bebê que ainda está em formação. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomenda vacinar também os adolescentes e adultos que terão contato próximo com o recém-nascido, pelos menos, 15 dias antes do primeiro contato.

Influenza (gripe)
Essa é uma das vacinas mais importantes durante a gestação. Além de proteger a mulher do vírus da gripe normal, também protege de quadros mais graves, como internações por bronquite, pneumonias e até a morte, devido a queda e imunidade. A dose da vacina da Influenza pode ser prescrita em qualquer mês da gravidez ou em até 45 dias após o nascimento do bebê, para aquelas que não tomaram durante os nove meses, em uma dose única.

dTpa
Além da proteção contra a Coqueluche, a vacina dTpa também protege contra o tétano neonatal, infecção que pode ocorrer com instrumentos inadequados e contaminados usados para cortar o cordão umbilical. A vacina dTpa para gestantes (27 a 36 semanas), já está disponível na rede pública de saúde.

Hepatite B
A hepatite B não apresenta sintomas bem definidos, mas o indivíduo que contrair a doença pode ter vômito, dores musculares, náuseas e mal-estar (sintomas pertinentes a outras complicações também). A infecção durante a gravidez é uma via comum de transmissão, então é importante evitar que a mãe se infecte e não transmita ao feto ou ao recém-nascido. Crianças infectada com Hebatite B podem apresentar cirrose hepática e câncer hepático na fase adulta. A vacina deve ser administrada em 3 doses, preferencialmente a partir do segundo trimestre da gestação, e é gratuita nos postos de saúde. Se a gestante já foi vacinada anteriormente, não há necessidade de reforço na gestação.