Vacinas da Pfizer e AstraZeneca tem eficácia comprovada já após a 1ª dose

2015-04-10_190211
Apesar do resultado, os cientistas continuam a afirmar que duas aplicações são necessárias para uma imunização eficaz. Foto: Reprodução

Segundo estudo britânico, após 34 dias corpo tem resposta imunológica contra o novo coronavírus

Um estudo realizado no Reino Unido descobriu que uma única dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca já mobiliza uma alta resposta imunológica contra o novo coronavírus. Segundo pesquisa da University College London, entre 28 a 34 dias após a primeira dose, 96,42% das pessoas desenvolveram anticorpos. Esse número sobe para 99,04% depois de 7 a 14 dias depois da aplicação da segunda dose.

A descoberta é animadora porque demonstra maior segurança no intervalo entre doses. As duas vacinas, que também são aplicadas no Brasil, foram igualmente eficazes em desencadear a produção dos anticorpos necessários para combater a Covid-19. Apesar do resultado, os cientistas continuam a afirmar que duas aplicações são necessárias para uma imunização eficaz.

O estudo apresentado é um dos primeiros a analisar dados do mundo real, no Reino Unido. Com, praticamente, 70% da população adulta já vacinada com uma dose, o país segue com a meta de vacinar todos ingleses, com mais de 18 anos, até meados de julho.

Os números de infecção, hospitalização e mortes, que já são baixos, seguem em queda. Em média, diariamente, ocorrem cinco mortes em decorrência ao coronavírus na Inglaterra. Apesar da preocupação da nova variante indiana, presente em algumas cidades britânicas e, possivelmente, mais contagiosa o Ministério da Saúde do país declarou que a doença está sob controle. Devido a isso, a obrigatoriedade do uso de mascaras já não é mais obrigatório ao ar livre, após 14 meses.