Vacinação contra poliomielite e sarampo passa dos 90% da meta

2015-04-10_190211

Até esta quarta-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Imunizações aplicou 4850 doses das vacinas contra a poliomielite e o sarampo, totalizando nove mil doses. Com isso, a cobertura vacinal no Município chega a 90,58% da meta.
A Campanha Nacional de Vacinação encerra nesta sexta-feira, 31. Devem ser vacinadas crianças de um a menores de cinco anos. Quem ainda não se vacinou deve procurar a Unidade mais próxima, até esta sexta-feira. As Unidades estarão abertas das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Somente não estarão vacinando as Unidades de São Valentim, Tuiuty, XV da Graciema, Faria Lemos, Maria Goretti e Cohab II. A meta de vacinação, contudo, ainda não foi atingida. Até hoje é esperado atingir 95%.

Vacina contra a Poliomielite
Para combater a paralisia infantil (ou poliomielite), o calendário vacinal do Brasil conta com duas vacinas: a vacina injetável da poliomielite que passou a ser aplicada em todas as crianças menores de um ano (num esquema de três doses, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de vida), no ano de 2012, e a vacina oral contra a poliomielite, também conhecida como “gotinha”, administrada aos 15 meses de vida e aos 4 anos de idade.

Vacina contra o Sarampo
Embora popularmente conhecida como vacina contra o sarampo, essa vacina protege, na realidade, contra três tipos de doenças causadas por vírus: o sarampo, a caxumba e a rubéola. Por essa razão, ela também é conhecida como vacina triviral.
De acordo com o Calendário Nacional de Imunizações do Brasil, a vacina triviral deve ser aplicada em todas as crianças na idade de 1 ano, e, novamente, aos 15 meses de idade. Na idade de 15 meses, ela é aplicada juntamente com a vacina contra a varicela.
A vacina triviral também é recomendada para todos os adolescentes e jovens até 29 anos (duas doses), e para adultos de 30 a 49 anos (uma dose).
Pessoas que pretendem viajar para países e estados brasileiros (Roraima e Amazonas) onde estão ocorrendo surtos ou epidemias de sarampo, devem verificar a sua situação vacinal e, caso ainda não tenham sido vacinadas, devem procurar uma Unidade de Saúde para receber a dose, com, pelo menos, 15 dias de antecedência à data da viajem.

Onde as crianças podem ser vacinadas contra o sarampo e a poliomielite?
Todas as Unidades Básicas de Saúde do município que têm salas de vacina operacionais recebem as vacinas do Programa Nacional de Imunizações, conforme a sua demanda, e disponibilidade dos estoques.
As pessoas que desejam vacinar suas crianças devem se informar nas suas Unidades de Saúde.

Importância da Carteira de Vacinação
É importante que as pessoas guardem cuidadosamente a carteira de vacinação de seus filhos. Nela, são registradas todas as doses de vacina aplicadas durante a vida. É através dessa carteira que os vacinadores nas Unidades de Saúde conseguem avaliar quais vacinas estão em dia, quais as que estão faltando, e se há necessidade de serem aplicadas doses de reforço, como, a vacina antitetânica, por exemplo, que é aplicada a cada dez anos.

O que acontece se não tiver certeza de que a criança foi vacinada?
As pessoas que ainda possuem a carteira de vacinação dos filhos devem procurar as Unidades de Saúde do município, portando esse documento. A carteira será avaliada pelos vacinadores e, se houver necessidade, as vacinas que estão em falta, ou que estiverem em atraso, serão aplicadas.
Se, entretanto, a pessoa não sabe, não lembra, ou nos casos em que ela tenha perdido a carteira de vacinação de uma criança, será necessário conversar com os vacinadores das Unidades de Saúde, a fim de determinar quais vacinas deverão ser aplicadas.

Qual a meta de vacinação das crianças durante a campanha em Bento?
De acordo com o Programa Nacional de Imunizações, as Unidades de Saúde de Bento Gonçalves devem vacinar contra a poliomielite e contra o sarampo 95% das crianças entre um ano e menores de cinco anos de idade (isto é: 4 anos, 11 meses e 29 dias). Esse número corresponde a cerca de 4.600 crianças nessa faixa etária.
Durante a Campanha de 2018 serão aplicadas a vacina injetável contra a poliomielite, a vacina oral contra a poliomielite (gotinha), e a vacina triviral.

Quando ocorreram os últimos casos de poliomielite e de sarampo na cidade?
A fim de monitorar a ocorrência de poliomielite e de sarampo em Bento Gonçalves, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, investiga todos os casos notificados de paralisia flácida aguda, bem como, de doença exantemática febril.
Entre 1998 a 6 de agosto de 2018, por exemplo, foram investigados 277 casos de doença exantemática febril no município. Não houve nenhum caso de sarampo confirmado até a presente data. Um caso continua em investigação, aguardando resultados laboratoriais.
Neste mesmo período, foram investigados 11 casos de paralisia flácida aguda, sendo todos descartados para poliomielite.
A confirmação de um caso suspeito de poliomielite e de sarampo é feito através de exames laboratoriais, realizados gratuitamente pela Secretaria da Saúde.

O que é o Sarampo?
O sarampo é uma doença que causa febre e manchas avermelhadas (também chamadas de exantema) por todo o corpo. Ele costuma ser acompanhado de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza, ou conjuntivite.
Todo indivíduo que, independente da idade e da situação vacinal, apresentar esses sintomas deve procurar atendimento nos serviços de saúde, tomando o cuidado para evitar contaminar outras pessoas. Não existe um medicamento específico para tratar o sarampo. Nos casos mais graves, o sarampo pode causar pneumonia, encefalite e morte.

O que é a Poliomielite?
A poliomielite é uma doença viral, caracterizada por um quadro de paralisia muscular, que inicia de forma súbita. A paralisia motora, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, e a ausência de reflexos no membro atingido.