Vacinação contra a Covid-19 influencia no ciclo menstrual

2015-04-10_190211

Há casos registrados, inclusive, de mulheres no período pós-menopausa que voltaram a ter sangramentos

Após um ano de vacinação contra a Covid-19 no mundo, mulheres do mundo todo passaram a apontar que a vacina tem influenciado no ciclo menstrual delas. Alguns relatos dão conta que os períodos estão irregulars, e ainda em alguns casos, elas relatam sangramento mais intense que o normal durante o período. Inclusive, alguns casos também dão conta que mulheres que já estavam na menopausa, voltaram a menstruar após receberem a dose do imunizante.

As afirmações ganharam força através de estudo publicado no periódico Obstetrics & Gynecology, conduzido por pesquisadores da Oregon Health & Science University e da Warren Alpert Medical School da Brown University, em cooperação com pesquisadores da Natural Cycles, cujo aplicativo é usado por milhões de mulheres em todo o mundo.

Publicado no último dia 6, o estudo confirma que os ciclos menstruais de mulheres mudaram depois da vacinação contra o coronavírus. Segundo os autores do estudo, as mulheres inoculadas tiveram ciclos menstruais um pouco mais longos depois de receberem a vacina, comparadas com mulheres não vacinadas.

A menstruação atrasou em média um dia para chegar, mas não durou mais que o normal. E o efeito foi passageiro; a duração dos ciclos voltou ao normal após um ou dois meses. Por exemplo, uma mulher com ciclo menstrual de 28 dias que começa com sete dias de sangramento ainda começava o ciclo com sete dias de sangramento, mas o ciclo todo durava 29 dias.

O ciclo menstrual termina quando começa a menstruação seguinte. Um dois ou meses após a vacinação, o ciclo voltava aos 28 dias habituais. O atraso foi mais pronunciado em mulheres que receberam as duas doses da vacina no mesmo ciclo menstrual: no caso delas, a menstruação começou dois dias após o prazo normal, segundo os cientistas.