Vacina da poliomielite e sarampo tem 14% da meta cumprida na primeira semana em Bento

2015-04-10_190211
A vacinação segue em todo o país, até 31 de agosto. No dia 18, sábado, será o dia “D” da campanha

Até o momento foram aplicadas 1360 doses, sendo 686 da vacina contra a Poliomielite e 674 da vacina Tríplice Viral, que protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola

 

Em Bento Gonçalves, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, já vacinou, na primeira semana, cerca de 14% da meta. Até o momento foram aplicadas 1360 doses, sendo 686 da vacina contra a Poliomielite e 674 da vacina Tríplice Viral, que protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola.
A vacinação segue em todo o país, até 31 de agosto. No dia 18, sábado, será o dia “D” da campanha. O objetivo é vacinar 95% de todas as crianças na idade de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias (menores de 5 anos).
Em Bento Gonçalves, as Unidades de Saúde estão vacinando de segunda à sexta, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. No sábado – dia “D” (18 de agosto), as Unidades de Saúde estarão abertas das 8 às 17h, sem fechar ao meio-dia (com exceção das Unidades: São Valentim, Tuiuty, XV da Graciema, Faria Lemos, Maria Goretti e Cohab II).

117 mil doses de vacinas aplicadas em 7 dias no RS
No Rio Grande do Sul, 59 mil doses de vacina já foram aplicadas contra a poliomielite, e outras 58 mil contra o sarampo, somando 117 mil em sete dias de campanha, até esta segunda-feira, 13, pela manhã. O levantamento foi divulgado pelo governo. Os números representam, respectivamente, 11,2% e 11,1% de cobertura em crianças de 1 ano a menores de 5.
A da poliomielite está disponível durante o ano todo nos postos e é indicada para crianças menores de 1 ano em 3 doses: a primeira aos 2 meses, seguidas de outras duas, aos 4 e 6 meses, todas elas injetáveis. A proteção é completada com dois reforços da vacina oral, aos 15 meses e aos 4 anos.
Em relação ao sarampo, a proteção ocorre por meio da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), indicada no calendário básico quando a criança completa 1 ano. Aos 15 meses, ela é complementada com a vacina tetraviral, que protege contra as mesmas três da tríplice viral acrescida da varicela (ou catapora).

Sarampo
O sarampo não era registrado no país desde 2015. Contudo, neste ano, voltaram a ser registrados diversos casos, inclusive, tendo causado cinco mortes no Norte do país. No Rio Grande do Sul, até o momento, são 13 casos confirmados em pessoas com histórico de viagem à Europa e ao Amazonas, ou em pessoas com contato próximo a elas.

Poliomielite
Também chamada de paralisia infantil, está erradicada do Brasil desde 1994, com o último caso registrado no estado em 1983. Neste modelo da campanha, a vacinação é indiscriminada, ou seja, indicada para todas as crianças dessa faixa etária, independente se estão com as doses de rotina em dia ou não e desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.