Vacina contra a dengue está em fase de testes e sua eficácia gera controvérsia

2015-04-10_190211

Foi desenvolvida pelo ‘Takeda Pharmaceutical’, um laboratório Japonês, uma vacina experimental contra a dengue, que revela ser altamente eficiente na prevenção do vírus transmitido pelo Aedes Aegypti. Mas segundo um estudo publicado na revista científica americana “New England Journal of Medicine”. A imunização, no entanto, não teve êxito no tipo 3 da doença entre pacientes que nunca haviam sido infectados.
A empresa farmacêutica japonesa planeja submeter o produto à aprovação das autoridades dos países que mais sofrem com a dengue. Sendo o brasil um dos países com alto índice de infectados pelo mosquito.
Uma análise da vacina sugere que o produto não oferece uma proteção para todos os quatro tipos da dengue. E há alguns anos, especialistas alertam para os riscos de uma vacina capaz de imunizar apenas alguns das variantes do vírus e, consequentemente, aumentar as chances de agravar o quadro da doença após contrair um segundo tipo da dengue.
Segundo o artigo publicado pelos pesquisadores, a vacina da Takeda teve eficiência de 75% contra todos os quatro tipos da dengue em um quarto dos indivíduos analisados. Isso para os cientistas, são números bastante entusiasmantes.
Já segundo uma avaliação de Stephen Thomas, especialista em dengue na Universidade Estadual de Nova York e ex-funcionário da Takeda, mostrou que os resultados do tipo 3 da dengue são “decepcionantes sob a perspectiva de que a área busca vacinas com mais eficácia na imunização”.
Thomas, no entanto, informou que ainda há mais dados a serem divulgados, e reforçou que as vacinas não trazem riscos para pessoas que foram ou não expostas ao vírus.