Uva poderá ter mais qualidade que safra 2020

2015-04-10_190211


Esta é a avaliação de pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho

As condições meteorológicas experimentadas na Serra Gaúcha durante o inverno, a primavera e o início do verão indicam que a safra 2021 deverá ter produtividade maior e qualidade similar ou superior à experimentada na safra de 2020, dependendo do grupo de cultivar, se precoce, intermediária ou tardia.
Esta é a avaliação de pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), publicada no Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha Edição Janeiro 2021. O documento apresenta uma avaliação das condições meteorológicas ocorridas de outubro a dezembro de 2020 na região da Serra, além do prognóstico climático para o trimestre janeiro, fevereiro e março de 2021.
No ciclo vitícola 2020/2021, as condições meteorológicas ocorridas na Serra Gaúcha durante o inverno e na primavera favoreceram o potencial de produção de uvas na região. Conforme o documento, a região vitícola apresenta muita variabilidade espacial entre parreirais, quanto à posição no relevo e profundidade de solo. “Então há variações nas condições edafoclimáticas, incluindo o potencial de armazenamento de água no solo, e, consequentemente, nas respostas das plantas”, explica o pesquisador Henrique Pessoa dos Santos, da Embrapa Uva e Vinho.
Considerando que a restrição hídrica registrada na primavera 2020 foi inédita nos últimos cinco anos, o boletim recomenda que os produtores e técnicos façam uma análise dos parreirais localizados em locais mais restritivos em termos de capacidade de armazenamento de água no solo.
Outro ponto importante destacado é que as condições de estiagem, combinadas com grande amplitude térmica diária, de dias quentes e noites frias, ocorridas no final da primavera e início do verão, não anteciparam o ciclo e foram muito favoráveis para a quantidade e a qualidade enológica das uvas precoces.