Uva japonesa ainda encontrada na serra gaúcha: sabor exótico com saúde

2015-04-10_190211

A árvore exótica pé-de-galinha (Hovenia dulcis), também conhecida como uva-do-japão, já teve bastante aceitação nos pomares da serra Gaúcha, mas por ser uma planta invasora e cresce em áreas abertas de solos úmidos arenosos ou argilosos, poucos ainda têm o hábito de plantar. A árvore foi introduzida como uma árvore ornamental no Brasil e em Santa Catarina para produção de lenha nas propriedades rurais, mas não foi aprovada pelos agricultores.
Os frutos do pé-de-galinha (Hovenia dulcis) são muito saborosos e apreciados por toda a fauna de aves e mamíferos.
Mas a uva japonesa (Hovenia dulcis) é uma árvore com inúmeros benefícios, que vêm sendo descobertos apenas nos últimos anos.
Um dos excelentes benefícios desvendados sobre ela, é que pode ser muito promissora para quem sofre com dependência alcoólica, desde as mais elevadas às mais leves, pois uma pesquisa da Universidade da Califórnia (UCLA), publicada no Journal of Neuroscience, identificou um composto que se extrai desta plantaque pode ser empregado em casos de intoxicações etílicas e síndrome da abstinência. Trata-se da dihidromiricetina, umflavonoide que é utilizado também como anticelulítico na área de cosmética.
É necessário realizar ensaios com humanos, mas os resultados do experimento realizado com ratos mostraram como o composto reduzia o consumo voluntário de álcool e bloqueava sua ação no cérebro. Este efeito era produzido pela inibição dos receptores do neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico), que habitualmente bloqueia a atividade cerebral e produz a sonolência própria da síndrome de abstinência. O tratamento é eficiente porque anula o efeito do álcool ingerido sobre os neurônios e sobre o cérebro de uma forma geral, fazendo com que a vontade de beber mais reduza e em caso de ressaca, corta o efeito produzido pela bebida.
É utilizada como diurético, antipirético e para doenças do fígado, asma, bronquite e diarreia. Na China, tanto o fruto como o pedúnculo frutífero são indicados como antifebril, laxativo, diurético e calmante estomacal. No Brasil, a casca serve no combate às afecções intestinais e o pedúnculo frutífero é reputado anti-asmático, apresentando ainda propriedade diurética.
Na medicina oriental as sementes, talo (ou pedúnculo) do fruto, folhas e casca do caule são comumente usados como remédios populares, sendo o pedúnculo de especial interesse pelo efeito contra a intoxicação alcoólica e atividades hepatoprotetora, antioxidante, antidiabética, anti-obesidade, anti-alérgica e anticâncer.
Outro benefício reconhecido foi proteção do coração contra infartos, já que ajuda a desobstruir as artérias e regula as taxas de colesterol no sangue.
Com base nas referências literárias verificou-se que desde o frutos às sementes da planta possuem propriedades terapêuticas. As quais são indicadas para fins diurético, antiespasmódico, febrífugo, laxante, anti-hipertensivo, anti-fadiga, desintoxicação alcoólica, hepatoprotetor, antidiabético, antialérgica, antioxidante, anticâncer (folhas jovens inibem a multiplicação das células cancerígenas, com exceção da leucemia), neuroprotetor,antimicrobianos e antiparasitária.

 

Outros Usos

Culinária
Rico em sacarose, o pedúnculo é utilizado na alimentação humana. É carnoso, suculento e saboroso. Dos frutos são feitos suco, vinho, vinagre e marmelada.

Arborização de represas
Serve de alimentação para a ictiofauna, sendo recomendada para reflorestamento ciliar de açudes.

Ornamental
Tem valor ornamental devido a copa ampla e intensa floração. Indicada para parques e margens de rodovias, porém inadequada para arborizar ruas, devido ao tamanho das árvores.

Apícola
Tem interesse apícola, apresentando bom potencial de pólen e néctar.

Forrageira
Folhas e frutos são procurados por animais domésticos. As folhas possuem 20% de proteína e são apreciadas pelo gado durante a estiagem, principalmente na região central do Rio Grande do Sul e na Campanha.

Madeira
A indústria madeireira e moveleira da região de Caxias do Sul-RS executa plantios em pequena escala, com bons resultados. A madeira é empregada na construção civil, marcenaria, carpintaria, forro, vigas, caibros, tábuas, assoalho, moirões, tornearia fina, móveis, molduras, artesanato, objetos de adorno e laminados.

Reflorestamento ambiental
Apresenta boa deposição de folhas, auxilia no enriquecimento dos solos. Observa-se regeneração natural fraca das espécies nativas, devendo-se investigar possível efeito alelopático.

Energia
A lenha é considerada de boa qualidade. Queima-se verde no sul do Brasil para secar a erva-mate e o fumo.