Uso de glitter pode causar cegueira

2015-04-10_190211

Indicado é usar brilho específico para maquiagem

O glitter tem tudo a ver com o carnaval: o brilho da maquiagem representa a alegria dos foliões e quanto mais, melhor. No entanto, oftalmologistas alertam para cuidados ao aplicar o glitter nos olhos. O material pode causar lesões nos olhos e, em casos mais graves, até mesmo cegueira.
O motivo é porque a partícula sólida pode causar ferimentos nos tecidos sensíveis que podem evoluir para úlceras na córnea. Se houver contaminação com algum germe, o quadro pode se tornar incontrolável e provocar perda de visão. Coçar, segundo os profissionais, é a pior reação porque existe o risco do glitter arranhar a córnea.
A indicação, nesses casos, é utilizar lubrificante ocular, soro ou água mineral para lavar os olhos. Caso as partículas não saiam, é necessário procurar um pronto-socorro oftalmológico imediatamente.
Outra indicação importante é usar glitter específico para a maquiagem e evitar os com fins de artesanato, porque estes podem podem conter vidro.

Caso de quase cegueira
No ano passado, a americana Emmajane Duffy quase perdeu a visão depois de se fantasiar como palhaça. De acordo com o relato, ela sentia nos olhos uma sensação de “lâmina de barbear”.
“Num primeiro momento, achei que um pouco de glitter tinha caído nos meus olhos e, por isso, eu estava sofrendo com tanta coceira. Mas não demorou muito até que eu percebesse que o meu problema era muito mais sério. A dor que eu senti por causa da reação alérgica é algo que eu jamais quero voltar a sentir. Foi horrível“, desabafou a jovem sobre a experiência.
A situação foi piorando e Emmajane precisou ser levada ao hospital. A médica responsável pelo atendimento da jovem ficou chocada ao examiná-la mais atentamente. “Ela me disse ‘eu não estou surpresa que você não possa ver, há arranhões superficiais em toda a sua córnea’. A médica me disse que eu sofri uma reação alérgica, provavelmente por causa da maquiagem. Ela também disse que eu tinha sorte por não estar cega“. A jovem conseguiu reverter o quadro, porém precisará de óculos para o resto da vida, além de não poder mais usar maquiagem na região.

Cientistas não recomendam o glitter
A pesquisadora Trisia Farrelly, professora sênior de meio ambiente e planejamento da Universidade Massey, na Nova Zelândia defende que o glitter seja banido por causa do impacto que ele tem na natureza, sobretudo na vida aquática.
O glitter é feito de um tipo de plástico. Em 2014, 5,25 trilhões de peças de plástico, pesando quase 270 mil toneladas, estavam à deriva em mares em todo o mundo. Os microplásticos, em particular, representavam 92,4% desses resíduos flutuantes.
Além disso, o tamanho dos microplásticos faz com que eles pareçam alimentos para peixes e outras espécies marinhas. Segundo uma reportagem da Fortune sobre os perigos do glitter, um em cada três peixes capturados no Reino Unido em 2012 havia ingerido microplásticos. Por isso, algumas empresas passaram a vender glitter biodegradável.
As companhias trocaram as partículas de plástico prejudiciais ao meio ambiente por extrato de eucalipto. Com um bônus: a opção eco-friendlycostuma ter menos alumínio, fazendo com que cole menos na pele do que o pó tradicional. Dá para celebrar as festas de fim de ano e o carnaval com consciência limpa (e depois, o corpo também).