Uso correto do calçado infantil influencia na saúde da criança

2015-04-10_190211
Tênis é o calçado mais usado no dia-a-dia das crianças

Os calçados infantis são peças importantes no vestuário infantil pois são companheiros do dia-a-dia dos pequenos. Além do visual, o conforto e a estabilidade dos pés são fundamentais na hora da escolha, até porque as crianças costumam correr e brincar o dia todo para gastar energia.
Os tênis são os calçados mais recomendados para o uso diário, já que são desenvolvidos com amortecedores que diminuem o impacto dos pés no chão. Vale até mesmo como dica de presente de aniversário. Tênis são usados para ir à escola, no verão, no inverno, enfim, são calçados-chave no guarda-roupa infantil. Por outro lado, sapatênis, sandálias e sapatos sociais são adequados para apenas determinadas ocasiões, já que não conseguem disponibilizar o conforto e a estabilidade necessária aos pés das crianças.

Crescimento dos pés
Os componentes anatômicos do pé infantil, ou seja, os ligamentos, ossos e músculos, passam por diversas modificações até chegarem ao formato de um pé adulto. Ao analisar os pés nos primeiros anos de vida de uma pessoa, é possível notar que sua formação é composta por tecidos menos rígidos, como tendões, gordura, vasos sanguíneos, nervos e músculos, sendo que as cartilagens se ossificam em um processo que será concluído apenas por volta dos 14 ou 15 anos de idade.
Com o passar dos anos, há um aumento de peso nas dimensões do corpo. Geralmente, a preocupação dos pais com relação ao crescimento se concentra na estatura da criança como um todo (se está dentro do padrão de normalidade), contudo, acompanhar o crescimento dos pés é igualmente importante. Faltar com atenção para esse quesito pode, por exemplo, levar ao esquecimento da necessidade de adquirir novos calçados (o que deve ser feito com frequência, já que, durante a infância, os pés crescem em um ritmo acelerado).

O calçado ideal de acordo com a faixa etária
Até 2 anos
Até os 2 anos de idade, as crianças precisam de estímulo, proteção e desenvolvimento. Os primeiros anos de vida representam a fase mais importante para o desenvolvimento dos pés. Os estímulos obtidos em todas as fases da lactância (engatinhar, primeiros passos, entre outros) afetam diretamente no crescimento dos pés. Visto isso, o calçado ideal para essa faixa etária deve proteger de umidade, calor e machucados. Eles também não devem interferir ou impedir o movimento natural dos pés e nem o contato com o ambiente externo. Precisam ser leves, flexíveis e não atrapalhar a movimentação dos pés.

Dos 2 aos 4 anos
Nessa fase, as principais necessidades das crianças são flexibilidade, segurança e leveza. Nessa faixa etária, a atenção deve estar mais voltada à marcha e ao caminhar. O calçado deve ser leve, flexível e seguro. Deve ter solado antiderrapante e ser resistente, afinal, com essa idade, as atividades costumam ficar mais intensas.

De 4 a 12 anos
Nessa faixa etária, as crianças e pré-adolescentes precisam de palmilhas adequadas e de um sistema anti-impacto. O calçado precisa absorver os impactos e garantir a proteção do pé, contar com palmilha que permita a distribuição da pressão nos pontos de apoio dos pés, permitir que os pés continuem recebendo os mesmos estímulos e sensações que teriam se a criança estivesse descalça.