Unificado é recordista de aprovação com 364 alunos ingressando no Ensino Superior

2015-04-10_190211
Festa das tintas reuniu alunos do Unificado da Serra Gaúcha no início deste ano

Instituição se destaca no cenário estadual com 131 alunos aprovados em universidades federais

O Unificado Serra é campeão em aprovações e se destaca entre os melhores cursinhos pré- vestibular no Estado. Em Bento Gonçalves a instituição é considerada a melhor e mais eficiente (no último ano 300 alunos estudaram no cursinho) e os últimos vestibulares evidenciaram essa constatação. Foram 364 aprovações (podendo chegar a 400 até março), destas, 131 em universidades federais, sendo que 49 alunos conquistaram a disputada vaga na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 39 foram aprovados em Medicina em diversas universidades da região do Brasil e 13 estudantes conquistaram a bolsa do Prouni.
A assessora de Marketing da instituição, Caroline Mussoi, diz que um dos diferenciais do cursinho é a carga horária de aulas. “São 44 horas semanais de aula, e os alunos da Medicina estudam no período da manhã e também da tarde”, afirma.
Outro diferencial da instituição é a relação dos professores e funcionários com os estudantes. “Quando conversamos com os alunos o que mais chama a atenção é que o Unificado não enxerga o aluno como número, não é apenas uma matrícula. Cada estudante é tratado de forma individual”, afirma.
De acordo com Caroline, é nos plantões que muitos alunos conseguem sanar as principais dúvidas. “É possível marcar hora com o professor para tirar a dúvida, isso tudo é incluído no valor do curso”, diz.
O Unificado está com novidades para 2017. “Para este ano tem uma sala nova de plantões do MED, com uma estrutura mais resguardada para o aluno estudar”, comemora.
Para construir uma história de sucesso é preciso de planejamento e coragem. O Unificado aposta em professores com alto grau de conhecimento. A docente de Química, Vania Elisabete Santarosa Espagnoli, é um dos nomes de destaque que conquistou os alunos.

Professora de Química Vânia Elisabete Santarosa Espagnoli

“Eu trabalhei em muitos plantões em 2016, o que é excelente porque o aluno consegue verbalizar o que não sabe. As pessoas não aprendem da mesma maneira, e nos plantões eles conseguem sanar suas dúvidas e descobrem o que não sabe”, garante.
Vania se destaca por preparar os alunos da melhor forma para o vestibular, e os resultados das provas realizadas no final de 2016 e janeiro de 2017 comprovam isso. “Utilizo muito o método da repetição, e na Química existe muita memorização, além de estudar provas anteriores. É feito uma tabela desde 1998 com assuntos e número de questões que são exigidas, e a regularidade da cobrança é incrível. Muitos alunos acertaram 25 questões nas provas, gabaritando”, garante.
O sucesso do método da professora é passando confiança para os alunos. “Quando começa a aula eu peço para eles estudarem para acertarem mais de 20 questões, então já sabem que vão ter que fazer praticamente 80% da prova. Agora acho que terei que pedir para gabaritarem, com tantos alunos acertando 25 questões (risos)”, brinca.
Vânia é apaixonada pelo trabalho. “O Unificado é minha segunda família, porque todos são valorizados dentro da instituição, temos liberdade para opinar. Isso é fundamental para o crescimento do grupo e entrosamento entre os professores”, afirma.

A aprovação em Medicina na UFRGS
Um dos pontos fortes do Unificado é na preparação de alunos que almejam uma aprovação em Medicina. É com essa ideia que surgiu o Unificado Med, com aulas no turno da manhã e tarde. Júlia David estava entre os alunos que em 2016 fez parte da história da instituição. A estudante destaca a escolha pelo Unificado.
“Meu primeiro ano de cursinho foi em 2015, quando eu estava terminando o terceiro ano do ensino médio. Desde lá, quando entrei no Unificado, pude experienciar aulas com uma excelente equipe de professores, que me ensinaram a realidade sobre o vestibular e até me ajudaram em assuntos da escola”, conta.

Júlia David foi aprovada em Medicina pela UFRGS

Foi no último ano, no entanto, que Julia atingiu o sonhado objetivo. “ Em 2016 eu fiz o curso integral, voltado aos alunos que desejam Medicina, então passava a manhã e a tarde no cursinho, com uma carga horária pesada, muita aula, testes e simulados. Entretanto, apesar de manter essa rotina cansativa, o auxílio que recebi de todos os profissionais envolvidos fez com que a minha caminhada como vestibulanda se tornasse um pouco menos desgastante”, lembra.
A expressão “Família Unificado”, não surgiu por um acaso. O suporte dos professores e o ambiente de aprendizado e camaradagem é compartilhado entre educadores e estudantes.
“Ano passado o cursinho foi a minha segunda casa e os professores, a secretaria e a direção me trataram, assim como os outros alunos, como uma família. Acredito que o diferencial do Unificado, além da excelente qualidade em relação à parte conteudista cobrada pelas provas, seja fazer do aluno uma pessoa única, entender as dificuldades de cada um e, assim, dar a ajuda necessária”, relata.
Ainda de acordo com Julia, a aprovação em Medicina foi resultado de muito esforço e dedicação, conforme destaca.
“Durante o ano de 2016 aprovei em Medicina em algumas universidades privadas, mas meu sonho sempre foi cursar na federal. Depois de muito esforço, que valeu muito a pena, aprovei em Medicina na UFRGS. Sem dúvidas não teria conseguido sem o apoio proporcionado por todos que estiveram comigo durante esses dois anos, minha família, amigos e toda a equipe do Uni, como a gente carinhosamente chama”, agradece.

A visão do gestor
O diretor do Pré- vestibular em Bento, Vagner Cruz, é o responsável por expandir a marca Unificado na Serra Gaúcha. Em 2011, Cruz apostou em Bento Gonçalves e em pouco tempo a aposta na instituição se transformou em sinônimo de referência e sucesso. Aspectos indispensáveis de um verdadeiro empreendedor foram importantes para que o Unificado estivesse entre os melhores cursos preparatórios na Serra Gaúcha e a maior em Bento Gonçalves.

Diretor do Unificado, Vagner Cruz, comenta sobre método do Pré-vestibular

“A marca precisava de espaço aqui na Serra, e com muito trabalho e um pouco de sorte conseguimos. No primeiro ano do cursinho tivemos uma aprovação muito importante. No Unificado Med a Carol Mortari aprovou em várias universidades federais e hoje está na metade do curso de Medicina da UFRGS. Ela é uma das referências”, comemora.
O rápido crescimento do Unificado na Serra impressiona. “Tínhamos na primeira turma pouco mais de 30 alunos e hoje chega ao número de 170 alunos apenas em Bento. A nossa ideia é termos em torno de 300 alunos em toda Serra Gaúcha e em torno de 180 em Bento”, planeja.
A relação de “família” entre o Unificado e os alunos é um diferencial, em relação a outros Pré-vestibulares. O controle e cuidado com a frequência nas aulas aproxima o estudante da instituição. “Sabemos se o aluno faltou mais de duas vezes e quando isso acontece ligamos para a casa dele. Existe esse controle e temos chamada na sala de aula. A maioria dos alunos da turma da tarde estão ainda no colégio. Tem que ter um cuidado especial com ele”, explica.
O empreendedor e visionário Vagner Cruz é um exemplo de gestor e por expandir, não apenas uma marca, mas uma família. “Inovação, foco e trabalho: essas três palavras são indispensáveis para qualquer empresa que busca expansão e êxito”, afirma.