União Europeia proíbe tatuagens com uso de tintas coloridas

2015-04-10_190211

Tintas coloridas para tatuagem podem estar relacionados com câncer ou mutações genéticas

Em vigor desde a última terça-feira, 4, está vedado o uso de tintas coloridas para confecção de tatuagens na União Europeia. A proibição foi instaurada pelo Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH, na sigla em inglês) no continente, e o motivo estaria relacionado ao potencial cancerígeno que os produtos podem transmitir. Se estima que mais de 4 mil produtos químicos diferentes, que normalmente são encontrados nas tintas coloridas para tatuagem, podem estar relacionados a “câncer ou mutações genéticas”.

O REACH reforçou que a proibição não é com intuito de criminalizar as tatuagens, mas sim garantir maior segurança para as pessoas que optem por ter uma tatuagem colorida ou maquiagens definitivas, tendo em vista que as tintas utilizadas atualmente são fabricadas seguindo o mesmo padrão.
Os tatuadores europeus estão apreensivos pois devem dispensar clientes que vão procurar tatuagens com pigmentos coloridos. Enquanto isso, os distribuidores e fabricantes das tintas estão procurando alternativas para substituir os pigmentos.

O Reino Unido, que não faz mais parte da União Europeia, está avaliando se seguirá a nova determinação do bloco. Autoridades sanitárias pediram às organizações de tatuadores e fabricantes de tintas informações comprobatórias sobre a segurança das tintas de tatuagem.