Um novo sensor revela se combustível é ‘batizado’

2015-04-10_190211
Dispositivo poderá indicar em até 40 segundos a autenticidade do combustível

O dispositivo – capaz de mostrar a autenticidade do etanol – deve ser disponibilizado no mercado em dois anos

Em breve, será possível descobrir em segundos a autenticidade do combustível. A afirmação parte de um grupo de pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem), em Campinas (SP), que desenvolveram, com o uso de nanotecnologia, um dispositivo capaz de medir rapidamente a qualidade do etanol.
Segundo informações de César Bufon, que integra a equipe do estudo, o dispositivo em questão desempenha seu papel da produção ao abastecimento, certificando a autenticidade do produto utilizado para abastecer o veículo. E especifica. “Esse sensor pode ser usado desde a fabricação, lá na usina, pode passar pelo transporte, a parte de estocagem, o tanque de reserva do posto, e consequentemente a bomba de combustível, até o automóvel”.
Os pesquisadores acreditam que o sensor pode estar disponível no mercado em aproximadamente dois anos. Mas para efetivar o uso do dispositivo, será preciso criar um processo de homologação para determinar o modo como vai acontecer o monitoramento desse etanol em toda a cadeia.
A ideia é que o dispositivo possa, futuramente, equipar tanques dos veículos, informando ao motorista rapidamente se o combustível vendido pelo posto está dentro das normas estabelecidas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
De acordo com Bufon, o sensor foi preparado para uma resposta de 40 segundos. “Como estamos tratando com etanol combustível, a gente quer ter certeza que o valor lido nesse dispositivo seja o mais próximo da realidade”, frisa.