Uber chega a Bento Gonçalves após meses de negociação

2015-04-10_190211
Até o momento um motorista está cadastrado no Uber em Bento

Serviço começou a operar esta semana com um motorista cadastrado

O Uber finalmente chegou em Bento Gonçalves. O serviço já estava disponível para Caxias do Sul e Farroupilha há mais de três meses. O principal responsável pela chegada do Uber na cidade é o consultor de inovação Bruno Dreher, que após palestrar em Santa Rita do Sapucai, em Minas Gerais, conheceu o gerente de marketing do Uber e no final do útlimo ano começou a negociar a vinda do serviço para Bento.
“Eu consegui o contato com o gerente de marketing do serviço e disse para ele que gostaria de trazer o Uber para Bento. Expliquei que o serviço chega até em Ivoti, uma cidade de 10 mil habitantes e que Bento com mais de 110 mil pessoas não tinha os erviço”, lembra.
As conversas para trazer o serviço para Bento começaram em novembro do último ano. De acordo com Dreher, atualmente apenas uma pessoa está trabalhando como motorista, mas a perspectiva é que o serviço se expanda com o número de interessados aumentando.
“Na terça-feira foi liberado o serviço e demora até dois dias para o cadastro ser aprovado. É importante ressaltar que o preço sobe quando tem muita demanda e pouco motorista”, lembra.
Para se cadastrar e ser um motorista do aplicativo, o interessado tem de cumprir algumas exigências. A entrega dos documentos é feita por upload digital diretamente no site da empresa. Todas as regras valem tanto para o Uber X, que sai mais em conta para o usuário, como para o Uber Black, mais luxuoso.

Exigências para trabalhar no Uber
Inicialmente, para dirigir um carro Uber é necessário cadastrar um veículo e cadastrar também um seguro conforme os termos e condições apresentados pelo aplicativo. Além disso, também é necessário ter carteira de motorista e licenças necessárias para dirigir profissionalmente dentro da cidade escolhida.
Para realizar o cadastro não é necessário nenhum tipo de pagamento.
Após realizada a inscrição, um membro do Uber irá entrar em contato e fará uma visita para o possível motorista.
Somente quando começar a dirigir será necessário repassar uma porcentagem das tarifas, que varia de 5% a 20% para conseguir mais passageiros, bem como melhorar as ferramentas e suporte legal para manter o negócio. Além disso, uma taxa semanal de US$ 10 é descontada toda a semana para cobrir os custos do telefone Uber e do plano de dados.
Os motoristas serão pagos toda a semana através de depósito direto. Eles também recebem uma declaração simples com descrição do que foi pago em cada trajeto percorrido.
O serviço foi fundado em 2009 e atualmente atua em mais de 120 cidades espalhadas em 43 países. Para fazer parte basta fazer o cadastro e depois passar por avaliação do pessoal do serviço.

Uber X
Exigências: pede-se apenas que veículo tenha ano de fabricação 2008 ou superior, ao menos quatro portas, ar-condicionado e capacidade de levar até cinco ocupantes.
Restrições: o Uber restringe carros adesivados, com placa vermelha (categoria aluguel), picapes, minivans de passageiros e caminhonetes. Porém, modelos como Honda Fit, Chevrolet Spin, JAC J6 e Nissan Grand Livina não são considerados minivans.

UberBlack
Exigências: ao menos quatro portas, ar-condicionado e cinco lugares como no X, mas pede-se ainda que o veículo tenha bancos com revestimento de couro, seja classificado como sedã ou SUV e cor preta.
Restrições: apesar das exigências extras, não é qualquer carro que pode operar como Uber Black. No site da empresa há uma lista de modelos permitidos que deve ser seguida e o ano de fabricação mínimo varia de acordo com o modelo
Idade: os interessados precisam ter ao menos 21 anos de idade.
Habilitação: a CNH precisa ser categoria B ou superior e é necessário trazer a observação EAR – Exerce Atividade Remunerada. Caso a sua não tenha, é preciso acionar o Detran de seu Estado e pedir a alteração, que exigirá um exame psicotécnico e a emissão de uma nova CNH com a observação. As taxas para esse serviço variam de cidade para cidade e se os exames são realizados ou não no próprio Detran.