Turismo poderá estar exposto a novo colapso

2015-04-10_190211

Uma possível terceira onda pode ser catastrófica para o setor

Um dos setores mais afetados, durante a pandemia de Covid-19, foi o turismo. Um período marcado por restrições, nem mesmo as ações pontuais, como a criação do Selo Ambiente Limpo e Seguro, que visa assegurar uma visitação baseada em todas as normas sanitárias exigidas, foi capaz de reverter o cenário desastroso para o setor. Somente no primeiro trimestre de 2021, Bento Gonçalves recebeu pouco mais da metade de visitantes esperados para o período. Uma queda que de 39,87%.

Nos primeiros três meses deste ano a Capital Brasileira do Vinho recebeu quase 200 mil visitantes. Segundo informações da Secretaria de Turismo, foram 199.041 turistas conhecendo a região. Em todo esse período de pandemia, os números foram consideravelmente menores, quando comparados ao mesmo período de 2020. No último ano, foram 331.021 visitantes no primeiro trimestre.

Segundo o secretário de turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, o abre e fecha, as incertezas, a carga negativa e os apontamentos, acabaram por gerar muitas consequências para todo o setor. “Ao mesmo tempo foi este setor que adotou protocolos de funcionamento que serviram de exemplo para muitas outras ações que aconteceram e nortearam muitos protocolos que seguiram este modelo”, aponta.

Para Parisotto, o momento não é apenas uma retomada, mas uma necessidade de garantir que todos façam sua parte respeitando esses protocolos. Ele lembra do uso dos protocolos existentes como o uso de máscara, distanciamento, higienização e ambientes que garantam segurança às pessoas.

“O que lamentamos é que por muitas vezes o setor levou uma culpa onde o próprio problema estava dentro de casa. As pessoas precisam entender que mesmo com vacina os cuidados precisam ser redobrados e permanentes”, solicita Parisotto.