Tudo sobre FIV e FeLV em gatos

2015-04-10_190211

Quem tem gatos possivelmente já ouviu falar ou têm alguma dúvida sobre estas duas perigosas doenças: FIV e FeLV. Conheça um pouco melhor cada uma delas e aprenda sobre seus sintomas e prevenção. O vírus da leucemia felina (FeLV) e o vírus da imunodeficiência felina (FIV) estão distribuídos mundialmente e afetam principalmente felinos domésticos.

Transmissão FIV
A transmissão da FIV se dá basicamente pelo contato com o sangue, quando um gato é mordido ou arranhado por um gato portador do vírus.
Gatas infectadas também podem transmitir para seus filhotes por via transplacentária ou através da amamentação.
É muito importante saber que a FIV só é transmitida de gato para gato, e não para humanos ou outros animais.

Sintomas FIV
Na fase inicial da doença, o gato pode ter febre, aumento dos gânglios linfáticos e aumento da chance de contrair infecções intestinais e cutâneas. Tudo isso pode acontecer num período de 4 a 6 semanas após o contágio.
Com o tempo e a idade, gatos infectados tendem a apresentar uma baixa severa da imunidade, e com isso ficam suscetíveis à doenças que podem ser fatais.

Transmissão FeLV
O Vírus da FeLV pode ser transmitido através de saliva, secreções e pelo contato com fezes e urina infectada. Por isso, é comum o contágio entre gatos que compartilham caixinhas de areia ou potes de comida e água.
Os filhotes de gatas infectadas também podem nascer infectados por meio de contaminação transplacentária ou adquirir o vírus durante a amamentação. Cerca de 80% dos filhotes que adquirem o vírus nestas condições morrem na fase fetal ou neonatal, e os que resistem podem manter-se em viremia persistente. A FeLV, assim como a FIV, também só é transmitida de gato pra gato.

Sintomas da FeLV
Assim como a FIV, a FeLV também compromete a imunidade do gato, e por isso pode-se observar diversos sintomas, como perda de peso, anemia, depressão, tumores, dificuldades respiratórias, febre, anorexia, problemas nas gengivas, problemas estomacais e mucosas alteradas na região dos olhos e de órgãos como rins, baço e fígado (que ficam aumentados).
O vírus da FeLV também pode permanecer no organismo por anos sem o gato manifestar nenhum sintoma, mas podendo ser transmitida.

Diagnóstico
Através do exame de FIV e FeLV, feito em quase todas as clínicas veterinárias.
O mais comum é o do método ELISA, que é feito através de um kit e onde o resultado sai praticamente na hora.

Tratamento
Infelizmente, nenhuma das duas tem cura ainda. E são duas das doenças mais temidas por quem tem gato. Basicamente, o tratamento de ambas são focados em aumentar e controlar a imunidade dos gatos, para que não contraiam outras doenças, e também do tratamento dos sintomas.
Na FeLV, em muitos casos é recomendado a transfusão sanguínea e a quimioterapia, que podem ajudar bastante e prolongar a vida do animal. Medicações para aumentar a imunidade e o apetite também são utilizados, assim como uma alimentação de qualidade para mantê-lo forte.