Três, dos dez foragidos do presídio, continuam nas ruas

2015-04-10_190211
Buraco na parede foi aberto em ponto cego das guaritas de vigilância

Na madrugada da última sexta-feira (8) os moradores do centro de Bento Gonçalves passaram por uma aflição. 10 detentos do regime semiaberto fugiram do albergue do Presídio Estadual de Bento Gonçalves abrindo um buraco no muro lateral, com saída para a lixeira do Presídio. Até o momento sete dos 10 foragidos já foram capturados pela polícia, os outros três ainda permanecem em fuga.

A fuga
Por volta das 1h15 de sexta-feira (8), 10 apenados abriram um buraco em uma parede lateral do complexo, em um ponto cego das guaritas de vigilância dos policiais. Moradores da avenida Assis Brasil que ouviram barulhos na hora da fuga, contam que viram um táxi esperando em frente ao Presídio, e que este táxi levou quatro dos detentos na fuga. A câmera de vigilância entre as avenidas Assis Brasil e 13 de maio, que monitorava este ângulo do complexo, está em manutenção e não registrou a movimentação.

Identificação dos apenados
Por volta das 9h da manhã da sexta-feira (8) a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) divulgou os nomes dos detentos em fuga: Davis Gabriel Correia Barreto, Denisar Cabral da Luz, Edson Melo Izidoro, Germano Batistelo, Jonatan Queiroz, Maicon Szidoski, Diego Cordeira Dalla Valle, Ricardo Reinoço Gonçalves, Wesley Alves Drews e Paulo Roberto Gomes da Silva. Com isso, as buscas pelos fugitivos foram intensificadas.

Primeira captura
Edson Melo Izidoro foi o primeiro capturado pela Brigada Militar, por volta das 11h de sexta-feira, na Estação Rodoviária de Bento Gonçalves, com uma passagem comprada para o município de Garibaldi.

Segunda prisão
A prisão do indivíduo identificado como Paulo Roberto Gomes da Silva, 37 anos, foi realizada por policiais do Núcleo de Policiamento Comunitário na Rua Santo Bolzoni, bairro Aparecida após denúncia anônima recebida pela polícia.

Terceiro apenado detido
Por volta das 20h50, também através de denúncias, a polícia prendeu Diego Cordeiro Dalla Valle, de 29 anos, na rua Luís Tomedi, no bairro Conceição. Apesar de inúmeros antecedentes criminais por roubos, furtos, posse e tráfico de drogas e dano ao patrimônio público, Dalla Valle estava cumprindo pena em regime semiaberto.

Foragidos capturados
Na manhã do último sábado (9), por volta das 11h, os policiais do Núcleo de Policiamento Comunitário (POCOM) visualizaram dois indivíduos em atitude suspeita nas proximidades da Praça Vico Barbieri, na Rua Júlio de Castilhos, a poucos metros do Presídio Estadual de Bento Gonçalves. De imediato identificaram como sendo dois dos presos que haviam fugido do complexo na madrugada do dia 08. Ao perceberem a presença dos policiais, tentaram se evadir, mas foram capturados. Jonatan Queiroz e Ricardo Reinoço Gonçalves foram conduzidos para a penitenciária.

Sem novas pistas
Dos dez apenados que fugiram na madrugada de sexta-feira (8), sete foram capturados em 30 horas de busca, porém desde o sábado (9) pela manhã, não houve nenhuma atualização sobre os detentos. Na noite de segunda-feira (11), a Brigada Militar prendeu Davis Barreto e Maicon Szidoski no bairro São José, em Farroupilha Continuam foragidos: Denisar Cabral da Luz, Germano Batistelo e Wesley Alves Drews.

Câmeras
Em contato com o presidente do Consepro (Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública), José Carlos Zortea, existem 30 câmeras de vigilância em Bento Gonçalves, porém não soube precisar quantas estão em funcionamento hoje.

Motivação
O que tem intrigado a população é a motivação dos detentos fugirem à noite do Presídio, já que como estavam no semiaberto, passam o dia inteiro fora do complexo, retornando apenas à noite no albergue. Uma das hipóteses (não confirmada) é que à noite os detentos estariam sem o equipamento, fato que a Susepe não confirma.