Treinamento aliado a reabilitação: resultado e qualidade de vida no mesmo programa

2015-04-10_190211
Aline Rodrigues Personal Trainner (CREF 024163) Especialista em Atividade Física, Saúde e Quiropraxia Mestre em Ciência do Movimento Humano

No dia a dia da clinica me deparo diversas vezes com pessoas cujo objetivo principal é o emagrecimento. Porém após passarem pelo processo de avaliação se surpreendem ao saber e analisar através de imagens junto comigo a incidência de patologias ortopédicas como assimetrias ,lordose , escoliose , protusões , aderências , falta de mobilidade articular , disfunções articulares entre outras . Esses fatores influenciam diretamente não só no planejamento como nos resultados a serem alcançados .
O ponto que quero chegar é simples . É impossível desconsiderar fatores como esses na elaboração de um plano realmente eficaz de treinamento , mesmo e principalmente quando p objetivo principal é o emagrecimento.
Encaminhar o aluno /paciente / cliente para outros especialistas antes de iniciar o processo seria p correto , mas muito pouco praticado na realidades das academias estúdios da cidade . Todavia o melhor Ainda nesses casos é oferecer no própria clinica serviços especializados não só em treinamento como em reabilitação . Educadores Físicos e Fisioterapeutas especializados formam uma bela dupla e podem conseguir resultados surpreendentes .
Costumo dizer que, ao menos na minha clinica , não tratamos de um joelho com artrose , tratamos de uma pessoa que tem joelho com artrose e isso caros amigos , muda tudo .
A visão simplista do corpo humano pode vir a causar muitos problemas assim como a falta de conhecimento vem causando diariamente .
Aliar técnicas como pilates clínico , reabilitação funcional , Massoterapia , terapia Manual e quiropraxia junto ao treinamento funcional por exemplo podem e com certeza trarão resultados rápidos , duradouros e eficazes seja no emagrecimento ou na Reabilitação .
Lembrando sempre que para a prática regular de atividade física não existe nenhuma contra indicação .