Transferir dinheiro entre bancos diferentes pode ficar mais rápido e mais barato

2015-04-10_190211
A expectativa é de implementação no sistema ocorra em 2019 ou em 2020, segundo o Banco Central

Transferir dinheiro entre contas de diferentes bancos pode ficar mais fácil em breve, isso porque as instituições bancárias brasileiras estão testando um sistema que permita realizar transferências como TED e DOC sem restrições de dia e horário. A ideia do Banco Central é definir detalhes da implantação da novidade ainda neste ano, mas tudo depende da escolha dos bancos de uma linguagem comum entre eles. “O BC vai chegar a um denominador comum com a indústria financeira. A expectativa é de implementação no sistema ocorra em 2019 ou em 2020”, explica o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso.
Caso o prazo se confirme, o Brasil pode se tornar um dos primeiros países do mundo a contar com um sistema que não tenha restrição de horário para as transferências, como já acontece na Suécia e na China com o chamado “fast payment”. O setor bancário tem enfrentado ainda uma divisão a respeito da implementação do blockchain, uma das bases das moedas digitais, no Brasil.

Benefícios
Para o consumidor, a mudança pode significar também uma economia no bolso. Normalmente, um DOC ou TED, fora da cesta de serviços oferecida pelo banco, pode custar, em média R$ 20, mas em alguns casos chega até aos R$ 143. Com a novidade, a expectativa é de que as transferências sejam realizadas mais rapidamente e custem menos.