Trabalhadores fazem manifestação na Isabela depois de serem dispensados e não receberem salário

2015-04-10_190211

Obra já havia sido embargada pelo Ministério do Trabalho em 2017

A construção do novo moinho da empresa M Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, dona da marca de massas e biscoitos Isabela, foi paralisada desde o dia 8 de janeiro.
Os 76 trabalhadores contratados pela terceirizada S&N Engenharia e Construções, que voltavam de férias naquele dia, foram dispensados sem receber salários e outros encargos. Na segunda-feira (22), cansados do descaso e em busca de uma resposta, o grupo se reuniu na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom-BG), na Cidade Alta. De lá, mesmo com chuva, seguiu para a indústria para fazer uma manifestação.
De acordo com o vice-presidente da entidade, Ivo Vailatti, os funcionários ficaram do período da manhã à tarde em frente à empresa, bloqueando o trânsito dos caminhões. “Achamos um absurdo o que está acontecendo. Uma empresa joga a culpa para a outra e quem está perdendo são os trabalhadores”, avalia. Segundo o representante do Sitracom, está em haver uma parte do salário de novembro, vales referentes a dezembro e a devolução das carteiras de trabalho dos colaboradores, que estão em posse da S&N. Até o fechamento desta edição, nem a M. Dias Branco e nem a empreiteira se manifestaram.

A obra
A M. Dias Branco anunciou em janeiro de 2014 a obra dos silos de Concreto de 55 metros de altura, com capacidade para 90 Toneladas de grãos. Na ocasião, a maior produtora de biscoitos e massas do Brasil, anunciou um investimento de R$ 173,7 milhões no município.