Tonturas em bebês são difíceis de serem diagnosticadas

2015-04-10_190211

A tontura é um sintoma que também pode vir a se manifestar em bebês e crianças. No entanto, o diagnóstico é muito mais difícil do que em um adulto, devido a dificuldade em colher a história clínica. As causas mais frequentes da tontura nos pequenos são otite média com efusão (OME); e vertigem paroxística benigna da infância (VPBI). Neste caso as crises são breves, duram segundos, a criança cai subitamente ou tenta se apoiar em algo, acompanhada de choro, palidez e suor frio. A criança também apresenta batimento rápido de olhos em determinada direção, chamado nistagmo.
A tontura também é associada à vertigem relacionada (vertigem e enxaqueca) ou como um fenômeno equivalente da enxaqueca (vertigem sem enxaqueca); cinetose ou enjoos de movimento (mal estar causado por movimento não habitual do corpo, como o enjoo causado ao andar de carro ou ônibus, viajar de navio, avião, etc.).
Além do exame físico, exames complementares, como o teste otoneurológico (cuja intenção é avaliar o funcionamento do labirinto) e o teste auditivo (para avaliar a capacidade auditiva), podem ser usados para esclarecer a suspeita inicial, além dos exames de sangue e de imagem.
O tratamento da tontura em bebês e crianças é feito de acordo com o diagnóstico e pode incluir dietas, medicamentos, reabilitação vestibular (método de tratamento indicado para indivíduos com distúrbios do equilíbrio, feito por meio de exercícios físicos específicos que visam ativar os mecanismos de plasticidade neural do Sistema Nervoso Central, buscando acelerar a compensação vestibular), dentre outros.

Sinais e sintomas
indiretos que
indicar o problema
• Torcicolo Paroxístico Benigno, pescoço caído para um dos lados, e quando você tenta colocá-lo no lugar o bebê chora. Esta posição atípica de cabeça pendendo para o lado trata-se de postura de conforto, estratégia do corpo para evitar o surgimento do mal estar.
• Quando o bebê prefere ficar no berço ou no bebê conforto mais do que no colo. Neste caso o contato do corpo com as superfícies de apoio é bem maior, o que, consequentemente, aumenta a sensação de estabilidade e equilíbrio. No berço, muitas vezes, prefere ficar escondido no canto.
• Vômitos, náuseas, palidez e suor frio sem motivo aparente ou desproporcionais ao estímulo. Enjoo e vômitos em veículos em movimento, e em brinquedos de gira-gira.
• Desenvolvimento Motor / Equilíbrio Precário & Orientação Espacial Diminuída = quedas frequentes (cai com facilidade e por nada), tromba fácil nas coisas (esbarra nos móveis, está sempre com ecmoses – áreas escuras por pancadas).
• Batimento rápido de olhos chamado nistagmo.