Todos os gatos precisam de banho?

2015-04-10_190211

As pessoas ficam na dúvida se gatos tomam banho. Ao adquirir um bichano logo se deparam com essa questão, devem dar banho no gato ou não? E é normal ter essa dúvida, já que os gatos são conhecidos por não gostar de água. Para os tutores que ainda tem dúvida se devem dar banho. Você aprende nesse artigo se deve, quando e também como dar banho nos gatos. Assim pode cuidar ainda melhor do seu bichano. Proporciona mais saúde, bem-estar e prevenção de doenças para ele. É unanimidade entre os veterinários que gatos não precisam de banho tanto quanto os cães. Isso por que além do estilo de vida ser diferente, acontece que os gatos já tomam banho sozinhos. Gatos tomam banho se lambendo.

E o famoso banho de gato tem resultado. Eles de fato conseguem ficar limpos daquele jeito. Por isso ao ver seu gato se lambendo é importante não o impedir, já que algumas pessoas podem não se agradar com esse comportamento. Mas não é só o banho natural deles que é necessário. Eventualmente pode ser necessário dar banho no gato. Se o felino tem acesso a rua, ele pode entrar em contato com uma substância que não consiga limpar, por exemplo.

Filhotes
O ideal é acostumar o gatinho desde filhote a tomar banho. Os gatos com menos de 2 meses, no entanto, não devem tomar banho. Pois ainda estão com as defesas baixas e podem adoecer. Com estes comece com um pano úmido e com o avançar da idade passe para a água. Os filhotes de gato são animais extremamente frágeis e delicados. Os gatos em si são animais que ficam estressados facilmente. E podem adquirir um trauma muito rapidamente. Por isso cuidado ao apresentar o bichano à água. Evite situações de estresse tanto para adultos quanto filhotes.

Com que frequência dar banho
O fator mais importante é avaliar a pele do seu melhor amigo. Os gatinhos podem ter uma pele muito sensível ao banho como o nosso com água. Por isso veja com seu veterinário se o bichano não tem alergias ou uma pele muito sensível.

Se o seu gatinho não tem acesso à rua – o que seria o ideal – está sempre saudável e se limpando bem. Não tem necessidade para insistir em banhos. Mas você pode dar um a cada 5 ou 6 meses se desejar muito deixar o gato mais limpinho. De preferência tenha a liberação do veterinário para isso.

Produtos para banho
Será preciso alguns produtos para o banho, isso por que é necessário dar banho da forma correta no gato. Aqui você confere algumas dicas para tornar esse processo mais tranquilo. E também para conseguir manter o seu peludo saudável durante e após o banho.

Shampoo especial para gatos
Não é para usar os seus produtos de higiene pessoal, muito menos o do cachorro. Cada espécie tem suas necessidades. Por isso compre um shampoo para uso dos gatos. Dependendo do tamanho do frasco ele pode durar por muito tempo, já que os banhos nos gatos são mais raros.

Recompensa
Vale dar a recompensa para o gatinho. Durante e depois do banho pode dar um petisco. Isso faz ele associar o banho a algo bom e pode deixar todo o processo muito mais tranquilo. Lembrando que você estar calmo e sem fazer agitação ou “brincadeiras” como jogar água pra cima vai ajudar muito no processo.

Acostume o gato
Procure acostumar o bichinho no começo passando um pano um pouco úmido e dando um petisquinho. Enquanto ele ainda não tiver idade suficiente para um banho completo com água.
Depois com o tempo você pode começar a introduzi-lo na água parada. Sempre com muito cuidado e começando com bem pouca água. Então quando ele entrar na água dê um petisquinho. Faça ele perceber que tudo bem estar na água.
O banho é uma situação muito estressante para os gatos. Eles são muito menos abertos para novidades do que os cães. E qualquer mudança de temperatura ou do lugar pode deixa-los muito estressados.

Água
Gatos tomam banho, mas entrar na água é estressante para eles. Então além de acostumá-lo antes, será preciso tomar outros cuidados. Para começar a temperatura da água é importante, muito fria pode assustar e também fazer o gatinho adoecer. Enquanto muito quente também pode assustar e provocar reações na pele.
Por isso use uma água morna e confortável. Não deixe o nível de água muito alto, pois também pode assustar o bichano. Deixe a cabeça para lavar por último. E faça tudo com muita calma. De preferência em um ambiente tranquilo e confortável para o bichinho.

Banho a seco
Se você quer evitar o banho o máximo que puder, o banho a seco é uma opção. Passar apenas um pano úmido e depois um seco já pode ser o suficiente. Manter os pelos do gato sempre escovados também ajuda na limpeza. Isso fará o peludo ingerir menos pelos mortos, já que você irá tirá-los. E ainda vai diminuir as bolas de pelos. Além disso melhor a relação do tutor com o gato. Recomendamos para gatos com qualquer tipo de pelo.