Testes com satélite francês confirmam teoria de Einstein

2015-04-10_190211
Teoria da relatividade geral foi defendida pelo alemão há um século

A teoria da relatividade geral de Albert Einstein foi confirmada pelo satélite francês Microscope, na segunda-feira (04). Lançado em abril de 2016, o microssatélite não conseguiu colocar em dúvida a teoria do físico alemão, elaborada há um século.
Enviado a 710 km da Terra, o Microscope, da agência espacial francesa CNES, está encarregado de testar no vácuo e no espaço a universalidade da queda livre, com o objetivo de obter uma precisão 100 vezes maior da alcançada no nosso planeta.
Os primeiros resultados “demonstram com uma precisão sem igual”, até o 14º decimal, que todos os corpos caem no vácuo com a mesma aceleração, segundo os cientistas.
Einstein fez do “princípio de equivalência” entre gravitação e aceleração o pilar de sua teoria da relatividade geral. Ele descreveu a gravidade como uma curva espaço-tempo deformada pela matéria.
A missão do Microscope busca chegar até o final de 2018 é chegar a uma precisão do 15º decimal.

O Microscope
O microssatélite leva um instrumento com duas massas cilíndricas de composição diferente, uma de platina, outra de titânio. Ambas realizaram até agora o equivalente a uma queda livre de 85 milhões de quilômetros, ou seja, a metade da distância entre a Terra e o sol.