Terapia genética auxilia pacientes com câncer incurável

2015-04-10_190211

Pesquisa mostra avanços na quimioterapia do mieloma múltiplo

Uma boa notícia foi anunciada na última semana: um estudo com imunoterapia apresentou uma boa taxa de resposta aos portadores de mieloma múltiplo, um tipo de câncer no sangue incurável. A doença pode danificar ossos, o sistema imunológico, os rins e a contagem de glóbulos vermelhos.
Na pesquisa, 33 dos 35 pacientes (94%) voluntários do estudo, apresentaram remissão da doença, ou seja, quando não há sinais dela, apesar de não poder se pode dizer que se está curado. O resultado apareceu apenas dois meses depois deles começarem uma terapia com de células T, que são as responsáveis pelo sistema imunológico.
As células T foram retiradas dos próprios voluntários. Elas foram modificadas em laboratório com receptor de antígeno quimérico (CAR) e injetadas novamente nos pacientes, por meio intravenoso.
Entretanto, os pesquisadores ressaltam, que apesar dos avanços na quimioterapia, a cura ainda não foi efetivamente encontrada. Novos estudos ainda serão realizadas para determinar se esse tratamento poderá curar, de fato, o mieloma múltiplo.