Teoria das 10.000 horas para o sucesso

2015-04-10_190211
Thuany Thomé Coaching para Mulheres de Negócios www.thuanythome.com

Você já se perguntou por que algumas pessoas tem o sucesso de forma que parece ser tão fácil e natural enquanto para você parece tão distante, exige tanto esforço e até mesmo lhe impossível? Vendo de fora até pode parecer assim, mas tenho uma informação valiosa para você, todos podem vencer e há estudos que comprovam isso. É muito difícil se acostumar com a ideia de que nascemos com as mesmas chances de brilhar. Principalmente quando olhamos para aquelas pessoas que parecem ter habilidades sobrenaturais, aquelas que fazem você lembrar diariamente das suas limitações: as crianças prodígios, por exemplo.
A maior de todas as crianças prodígios foi Wolfgang Amadeus Mozart (perto dele, a menina Maysa é amadora). Aos 3 anos, o austríaco começou a tocar piano, aos 5 já compunha, aos 6 se apresentava para o rei da Bavária de olhos vendados, aos 12 terminou sua primeira ópera. Há séculos, ele vem sendo citado como prova absoluta de que talento é uma coisa que vem de nascença para alguns escolhidos. Mas parece que não é bem assim.
A vocação de Mozart não apareceu do nada. Seu pai era professor de música e desde cedo dedicou sua vida a educar o filho. Quando criança, Mozart passava boa parte dos dias na frente do piano. As primeiras peças que compôs não eram obras-primas – pelo contrário, contêm muitas repetições e melodias que já existiam. Os críticos de música, aliás, consideram que a primeira obra realmente genial que o austríaco escreveu foi um concerto de 1777, quando o músico já tinha 21 anos de idade. Ou seja, apesar de ter começado muito cedo, Mozart só compôs algo digno de gênio depois de 15 anos de treino.
Quer brilhar muito na vida? Passe 10 mil horas praticando. Pelo menos, foi isso que os grandes especialistas de todas as áreas fizeram. Os genes não determinam o sucesso. Isso é bom, porque quer dizer que basta você se esforçar para melhorar o seu desempenho. E isso é ruim também, porque você depende apenas do seu suor para chegar lá. Suor, no caso, são 10 mil horas, ou seja, 1 hora por dia corresponde a 27 anos de esforço, 3h por dia 10 anos de esforço e 8 horas por dia 3,5 anos.
O mesmo pode ser observado com talentos das mais diversas áreas. Ronaldo, o Fenômeno, tinha de ser arrancado dos campos de futebol quando criança porque não queria fazer nada que não fosse jogar bola. Os técnicos de Michael Jordan se lembram de que o jogador era sempre o primeiro a chegar aos treinos e o último a ir embora. E mesmo Bill Gates, como bom nerd que era, não fez sua fortuna por sorte, quando adolescente, ele passou boa parte da sua vida programando computadores em uma sala da Universidade da Califórnia. Ou seja, mesmo aquelas pessoas bem-sucedidas, que parecem esbanjar talento, ralaram muito antes de chegar lá.
Então, o que acha de definir um plano de ação para treinar as suas habilidades e ser o vencedor que você deseja? Saiba que você é capaz de desenvolver qualquer habilidade que desejar, mas será preciso muita força de vontade e treinamento. Não passe pela vida reclamando, faça acontecer, defina o que você quer e corra atrás que certamente o seu futuro será brilhante! Se precisar de ajuda, contrate um coach, o profissional mais indicado para lhe ajudar a alcançar objetivos.