Taxistas reagem ao Uber e aplicativo já tem mais de 400 downloads

2015-04-10_190211
Pelo menos 46 taxistas da cidade aderiram ao aplicativo, que promete oferecer um serviço diferenciado, com desconto de até 20%

Aplicativo começou a funcionar na última quinta-feira e já conta com 46 taxistas uniformizados e dispostos a se qualificarem

Na última semana começou a funcionar em Bento Gonçalves o aplicativo “Bento Táxi Online”. A cidade que conta com 92 taxistas, tem atualmente, 46 profissionais que optaram por trabalhar com o aplicativo. De acordo com Diego Trintinaglia, de 30 anos, taxista há mais de dois anos, e um dos idealizadores da ideia, o grupo conta com quatro administradores, responsáveis por analisar o desempenho de cada motorista.
Em apenas três das de funcionamento (quinta à sábado) já eram 242 pessoas cadastradas, sendo que pouco mais de 400 usuários baixaram o aplicativo. O resultado animou o taxista.
“Em três dias recebemos quase 190 chamados. Acreditamos que em até três meses vamos aumentar de forma considerável nossos clientes. Um dos diferenciais, que precisamos destacar, é que o cliente pode avaliar o motorista no final do percurso. Desta forma vamos ter um desempenho de cada motorista”, explica.
O taxista explica ainda que a ideia do aplicativo surgiu para proporcionar um atendimento de qualidade para a população. “Vários clientes e turistas solicitaram a criação de um aplicativo. Nós conversamos com pessoal de Caxias e Porto Alegre, que nos passaram o contato do desenvolvedor do Rio de Janeiro, o Taxi Machine. Entramos em contato com eles, e foi então que personalizaram o serviço para a nossa cidade”, afirma.

O serviço
O aplicativo “Bento Táxi Online” está disponível para o sistema Android. O serviço oferece 20% de desconto para pagamento em dinheiro e 10% no cartão. Em breve estará disponível também para sistema IOS.

A exigência dos aplicativos para táxi
No último ano o 99 Táxis (aplicativo disponível para todo o Brasil) retirou de seu cadastro no Brasil os taxistas mais mal avaliados pelos passageiros. O corte chegou a quase 4 mil motoristas, cerca de 5% da frota de 80 mil parceiros ativos da empresa.
O executivo da 99 Táxis, Pedro Somma, diz que são três os comportamentos que mais geram reclamação entre os clientes. O primeiro deles é o taxista não querer ligar o ar-condicionado. “O segundo ponto é o taxista mal educado, grosso, rude”, continua Somma. A terceira maior queixa é sobre os cancelamentos de corrida.
A iniciativa da 99 Táxis é um reflexo do aumento da competição entre serviços que exploram o transporte urbano. Enquanto o Uber amplia seus serviços para outras cidades do Brasil e lança novos serviços, como o Uber POOL (de carros compartilhados), novas concorrentes chegaram ao Brasil no último ano, como a Cabify. Outras tentam se adaptar. A Easy Táxi, tradicional rival da 99Táxis, lançou um serviço de solicitação de carros particulares como o do Uber.
Para dar opção aos taxistas combaterem a guerra de preço promovida pelo Uber, os dois aplicativos brasileiros liberaram um recurso que permite aos motoristas concedem descontos de até 20% aos passageiros.